Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 07:26:44
EM CAMPO LARGO 18º | 27º
Saúde

Pressão Arterial

11-11-2009

Frutose pode ser responsável pelo aumento da pressão arterial de pessoas saudáveis.

Pressão Arterial

11-11-2009

Estudo revela que a substância denominada frutose, muito utilizada em doces e refrigerantes com açúcar, pode ser uma das responsáveis pelo aumento da pressão arterial de pessoas saudáveis. Segundo Diana Jalal, professora assistente do curso de Medicina na Universidade do Colorado, e sua equipe, enquanto estudos anteriores relacionaram o consumo de refrigerantes com açúcar e o aumento da pressão arterial em adolescentes, a pesquisa atual estabeleceu relação entre o aumento da pressão arterial com o consumo de frutose partindo da alimentação total e não de um alimento isolado, como o refrigerante.

A equipe analisou mais de 4.500 adultos com idades a partir de 18 anos, que haviam participado do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) em 2003 e 2006, sendo que nenhum deles possuía histórico de pressão alta. Os adultos participantes responderam perguntas sobre a alimentação e, com base nessas respostas, foi calculado a ingestão de frutose. Dentre os alimentos que possuem frutose - sucos de frutas, refrigerantes, doces e produtos de padaria - somente as frutas in natura não foram incluídas, pelo fato de conterem antioxidantes, potássio e outras substâncias que neutralizam o efeito da frutose no organismo.

Nos resultados, os pesquisadores identificaram que a ingestão de frutose média dos avaliados foi de 74 gramas por dia, cerca de ingestão de 2,5 refrigerantes com açúcar na composição. Segundo os pesquisadores, esta quantidade é suficiente para elevar a pressão arterial.

Quando o estudo levou em conta fatores determinantes, como idade, nível de atividade física, quantidade de calorias consumidas ao dia e quantidade de sal ingerido, os pesquisadores encontraram relação entre a alta taxa de frutose e maior pressão arterial.

A ingestão de 74 gramas ao dia aumenta em 36% as chances de pressão arterial de 140/90 mmHg, enquanto o ideal seria inferior a 120/80 mmHg.

Segundo os pesquisadores, o real motivo pela frutose aumentar a pressão arterial não foi analisado, mas possivelmente a relação existente seja resultado da frutose reduzir a produção de óxido nítrico, responsável pelo relaxamento e dilatação dos vasos sanguíneos. Além disso, a frutose também aumenta a quantidade de ácido úrico no sangue, fazendo com que os rins absorvam mais sal, contribuindo para o aumento da pressão sanguínea.

Fonte:Paraná online