Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 02:29:46
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Saúde

Pressão alta

10-12-2009

Estudos sugerem que calvície pode ter relação com pressão alta.

Pressão alta

10-12-2009

Estudos sugerem que calvície pode ter relação com pressão alta

A AFIRMAÇÃO
Sofrer de pressão alta aumenta os riscos de queda de cabelo.

OS FATOS
A hipertensão foi relacionada a doenças cardíacas, diabetes e mortalidade prematura. Mas queda de cabelo?
Cientistas não estão bem certos sobre o motivo, mas diversos estudos sugeriram uma relação entre a pressão sanguínea e a calvície no homem, particularmente o tipo que se inicia cedo.

Em um estudo publicado em 2007, por exemplo, pesquisadores examinaram 250 homens com idades entre 35 e 65 anos. Após controlar fatores como idade, colesterol alto, tabagismo e outras variáveis, eles descobriram que a hipertensão estava "fortemente associada" à calvície de padrão masculino: os participantes com uma leitura de pressão acima de 12 por 8 tinham risco duas vezes maior do que os outros.

Outros estudos sugeriram uma ligação entre a calvície e as doenças do coração. Para um estudo de 2000 publicado no The Archives of Internal Medicine, por exemplo, pesquisadores analisaram registros de saúde de 22 mil médicos homens durante 11 anos, examinando diversos aspectos de sua saúde. Os homens com calvície moderada no topo da cabeça apresentaram um risco 23% maior para doenças cardíacas, e os completamente carecas tinham um risco 36% maior.

Porém, a relação é apenas uma correlação. Pesquisadores suspeitam que a queda de cabelo possa estar entre muitos indicadores de um maior risco para hipertensão, causada parcialmente por altos níveis de testosterona e outros hormônios, e mais receptores andrógenos no couro cabeludo.

CONCLUSÃO
Estudos sugerem que a queda de cabelo pode indicar maiores riscos de se desenvolver pressão alta e doenças cardíacas.

Fonte:Uol.com.br