Terça-feira às 16 de Abril de 2024 às 02:41:56
EM CAMPO LARGO 18º | 23º
Saúde

Prefeitura intensifica vacinação contra Sarampo por ordem do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde organizou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

Prefeitura intensifica vacinação contra Sarampo por ordem do Ministério da Saúde

A segunda etapa tem como público-alvo os jovens com idade entre 20 a 29 anos. De acordo com levantamento realizado  pela Secretaria de Estado da Saúde esta é a faixa etária mais acometida pelo Sarampo.

O período de intensificação para vacinação desta faixa de idade é entre 18 a 30 de novembro, com o dia D ocorrendo no sábado, 30/11, em todas as Unidades Básicas de Saúde da região central do município. Estarão abertas das 8h às 16h30.

Informamos que todas as Unidades Básicas de Saúde de Campo Largo estão abastecidas com a vacina contra o Sarampo.

Solicitamos ao usuário levar documento de identificação e seu cartão vacinal até a UBS para avaliação da necessidade da vacinação.

A Secretaria de Saúde de Campo Largo informa que a Secretaria de Estado da Saúde divulgou na quinta-feira (21/11) mais um Boletim Epidemiológico com a situação do Sarampo, o qual informa que 429 casos estão confirmados e outros 725 seguem em investigação. Destes 429 casos confirmados, 10 estão em Campo Largo e outros 19 em investigação.

A DOENÇA – O Sarampo é uma infecção viral, altamente contagiosa e de fácil transmissão. Os sintomas mais comuns da doença são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o Sarampo, é importante ficar atento ao aparecimento dos sintomas.

VACINAÇÃO – O Ministério da Saúde organizou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A primeira etapa foi realizada para o público de seis meses até cinco anos incompletos. A segunda etapa tem como público-alvo os jovens com idade entre 20 a 29 anos. O período de intensificação para vacinação desta faixa de idade é entre 18 a 30 de novembro, com o dia D ocorrendo no sábado, 30/11. Todas as Unidades Básicas de Saúde da região central e do Interior do município estão abastecidas com a vacina contra o Sarampo.

O objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus e proteger os grupos mais acometidos pela doença, no país. Toda a população com idade entre um a 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 49 anos, uma dose.