VERSÃO IMPRESSA
anteriores
EM CAMPO LARGO 15º | 25º

Quinta-feira | 22 de Outubro de 2020 09:23
Quinta-feira | 22 de Outubro de 2020 09:23
VERSÃO IMPRESSA
EM CAMPO LARGO 15º | 25º

O Glúten 08/10/2015


Por: Ana Lúcia

08/10/2015

O glúten é uma proteína encontrada nos cereais como trigo, centeio, cevada e aveia. A ingestão de alimentos com esses cereais faz mal para quem tem intolerância ao glúten, como as pessoas com doença Celíaca (doença autoimune desencadeada por um dos componentes do glúten que leva a graves problemas inflamatórios).

Os alimentos com glúten engordam tanto quanto os alimentos sem glúten, pois, numa dieta balanceada o que vai contar são as quantidades ingeridas de cada alimento e não uma única parte do alimento.

- A pergunta é: então porque muitas pessoas que diminuem os alimentos com glúten emagrecem?? A resposta é simples – o glúten está presente em derivados do trigo, do centeio, da cevada, do malte e da aveia, ou seja, pão, macarrão, cerveja e vários alimentos industrializados como biscoitos, torradas e bolos... Quem deixa de comer esses alimentos muitas vezes acaba perdendo peso, não por causa do glúten em si, mas porque pão, cerveja e biscoitos NÃO são especificamente comidas mais saudáveis para compor  um cardápio balanceado. Como consequência, a pessoa acaba fazendo uma Reeducação Alimentar, porque presta mais atenção no que está comendo e corta alimentos industrializados.

Dietas restritivas demais são insustentáveis à longo prazo, por isso a melhor indicação para cuidar da saúde é: alimentação balanceada e equilibrada em nutrientes.
 

1256 visitas






Sua Opinião