Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 07:46:15
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Saúde

Nutrição e longevidade

 Seu futuro depende da sua alimentação

Nutrição e  longevidade

    Não se pode evitar o envelhecimento, mas temos nas mãos o poder de retardar seus efeitos. Com os avanços proporcionados pela ciência, o ser humano pode exercer controle considerável sobre a duração da vida e a forma pela qual envelhece. É claro que a genética exerce influência na longevidade, mas não se pode menosprezar a adoção dos bons hábitos que estão ao nosso alcance. Ter saúde envolve mudanças de comportamento e um estilo de vida diferenciado, para isso é necessário ter boa vontade e disposição.
     O envelhecimento bem sucedido é algo almejado por todos, porém poucos investem na longevidade. Envelhecer é um processo lento e progressivo e deve ser programado desde o início da vida. A prevenção é a melhor forma de alcançar a longevidade.
    Uma alimentação saudável é o ingrediente essencial para a promoção da saúde e prevenção das doenças. Com o apoio da alimentação  é possível:
- Diminuir a ação dos radicais livres que aceleram os processos degenerativos como o câncer e o   envelhecimento.
- Reduzir as chances de aparecimento de doenças que prejudicam a qualidade de vida como obesidade, hipertensão, diabetes, osteoporose, dislipidemias, entre outras.
- Manter doenças crônicas sob controle minimizando e até impedindo suas complicações.
- Potencializar o sistema imunológico, fortalecendo as reservas naturais contra infecções, alergias e doenças oportunistas.
É comum se tratar os problemas depois que eles aparecem. Esta atitude, entretanto, envolve um desgaste maior e nem sempre traz os resultados desejados. Nos Estados Unidos, quatro das dez principais causas de morte, estão relacionadas à má alimentação. Isso gera um custo anual de bilhões de dólares que poderiam ser economizados se a nutrição fosse enfatizada como tratamento e prevenção de doenças.
    A adoção de práticas saudáveis tem efeitos visíveis em qualquer faixa etária, mas o ideal é iniciar o quanto antes. A vida pode ser comparada a uma conta bancária: bons hábitos como alimentação equilibrada e atividade física regular são os créditos. Já os hábitos inadequados como stress, tabagismo, alcoolismo, alimentação rica em gorduras e açúcares representam os débitos. O ideal é fazer depósitos e acumular reservas para realizar o saque quando necessário. O que determina a qualidade do envelhecimento é o balanço de todos os hábitos desde a infância, porém nunca é tarde para começar. Você é o principal responsável pela evolução do seu saldo.
    A nutrição não se preocupa somente com quantos ainda teremos para viver, mas principalmente com a qualidade dos anos vividos. Muitos apostam isoladamente no abandono de maus hábitos, na atividade física, ou na alimentação saudável. Contudo, é sabido que o conjunto de todas essas variáveis é que possibilita alcançar a melhora sustentável da qualidade de vida.