Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 11:01:17
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Saúde

Números da diabete assustam

10-11-2009

O dia 14 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial e Nacional do Diabete para conscientizar a população sobre os perigos desta doença.

Números da diabete assustam

10-11-2009

O dia 14 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial e Nacional do Diabete para conscientizar a população sobre os perigos desta doença que já se transformou em epidemia mundial. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, 285 milhões de pessoas têm a doença e os países pobres e em desenvolvimento são os principais atingidos. O Brasil aparece em quinto lugar na lista, com 7,6 milhões de casos.

Ainda segundo os dados divulgados pela federação, a diabete afeta hoje 7% da população adulta mundial. A região com o maior número de casos é o Oeste do Pacífico, na qual cerca de 77 milhões de pessoas têm a doença, e o Sudeste da Ásia, com 59 milhões de pessoas.

Para o endocrinologista Mauro Scharf, do laboratório Frischmann Aisengart/Dasa, estes dados revelam que a diabete já pode ser considerada uma epidemia fora de controle. “E, infelizmente, nenhum país é imune ou tem infraestrutura completa para vencer este inimigo em comum”, acredita.

Ele explica que a maioria dos casos de diabete é do tipo 2 (entre 85% e 95%) e que mais de 60% desses casos poderiam ter sido evitados com prevenção. Cerca de 4 milhões de pessoas morrem anualmente devido à doença, que também pode causar cegueira, ataque cardíaco, infarto e amputações.