Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 02:49:17
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Saúde

Medidas simples de prevenção podem evitar doenças de pele no inverno

Com a chegada do inverno, algumas doenças de pele começam a aparecer com maior frequência, especialmente para pessoas que já possuem uma pele mais frágil. Médica dermatologista dá orientaç&otild

Medidas simples de prevenção podem evitar doenças de pele no inverno

Com a chegada do inverno, algumas doenças de pele começam a aparecer com maior frequência, especialmente para pessoas que já possuem uma pele mais frágil. Alguns cuidados simples podem prevenir essas doenças e garantir uma pele saudável também nas estações frias.

De acordo com a médica dermatologista Gabriela Seidel, no inverno a pele fica mais ressecada e mais suscetível a algumas doenças. “No inverno, ocorre um maior ressecamento da pele, seja por diminuição da umidade relativa do ar ou por hábitos que favorecem a perda da barreira protetora, como banhos quentes e prolongados. Isso faz com que a pele fique mais suscetível a doenças inflamatórias, como dermatite atópica, dermatite seborreica e psoríase.”

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a dermatite atópica é caracterizada por “áreas esfoladas causadas por coceira, alterações na cor, vermelhidão ou inflamação da pele ao redor das bolhas, áreas espessas ou parecidas com couro, que podem surgir após irritação e coceira prolongadas, cuja prevenção pode ser feita por meio do uso de cremes hidratantes específicos para pele muito seca”.

A dermatite seborreica é descrita como uma “inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas”, e tem como principais sintomas a oleosidade na pele e no couro cabeludo, escamas brancas que descamam – caspa, escamas amareladas que são oleosas e ardem, coceira, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele, leve vermelhidão na área e possível perda de cabelo, também de acordo com a SBD.

Já a psoríase é descrita como uma “doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente”, e tem como sintomas manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas, pequenas manchas brancas ou escuras residuais pós-lesões, pele ressecada e rachada; às vezes, com sangramento, coceira, queimação e dor, unhas grossas, sulcadas, descoladas e com depressões puntiformes, inchaço e rigidez nas articulações, definidos pela SBD.

A médica orienta que para evitar esse tipo de complicação durante o inverno é importante manter a integridade da barreira cutânea, com banhos rápidos e com temperatura morna, evitar uso de buchas no banho, usar sabonetes neutros, escolher um hidratante adequado para cada tipo de pele e ingerir bastante líquido.

“Bebês e idosos têm a pele muito fina, mais propensa ao desenvolvimento de processos inflamatórios. A hidratação deve ser intensificada nesses grupos, que também precisam adotar medidas gerais como evitar banhos quentes e demorados e evitar contato da pele com tecidos sintéticos. Atentar ao fato de que a pele fina absorve substâncias muito mais facilmente. Portanto, medicações tópicas devem ser usadas somente com orientação médica”, recomenda.

Para evitar os lábios rachados, eles precisam ser hidratados. “Existem inúmeras opções de hidratantes labiais no mercado e o ideal é que durante o dia se associe filtro solar labial”, orienta.

Em caso de problemas com a pele, nada de remédios caseiros ou utilização de remédios tópicos sem a orientação médica, o importante é sempre consultar um médico dermatologista. “Diante de qualquer alteração ou doença de pele, cabelos ou unhas é importante consultar um dermatologista, para que uma avaliação correta seja feita e o tratamento tão logo seja instituído. Consultas anuais são recomendadas para revisões de pintas ou lesões que possam ser precursoras de câncer de pele. Além disso, visitas periódicas são indicadas àquelas pessoas que buscam por tratamentos de rejuvenescimento. Em cada consulta é feita uma nova análise e esclarecidas as dúvidas quanto a tratamentos e cuidados de prevenção de doenças e envelhecimento”, indica.

Filtro solar no

inverno sim

Se engana quem acha que os filtros solares devem ser usados apenas no verão, quando o sol está forte. Ele também deve ser aplicado durante o outono e o inverno, conforme orienta a Dra Gabriela. “Os filtros solares devem ser usados em todas as épocas do ano, inclusive em dias nublados ou chuvosos de inverno, já que a radiação está presente mesmo nesses dias. O Fator de Proteção Solar (FPS) deve ser de no mínimo 30 e é necessário aplicar a quantidade certa na frequência indicada”, diz.

Os tratamentos estéticos também são mais recomendados durante essa época do ano, devido a menor incidência de raios solares. “Peelings, laser, algumas cirurgias e até mesmo tratamentos domiciliares são mais seguros nessa estação na qual a exposição solar é menor, diminuindo a chance de manchas ou outros efeitos indesejados”, finaliza.