Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 07:07:16
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Saúde

Macaco com suspeita de Febre Amarela em Campo Largo

Alerta para o aparecimento de um macaco morto no Botia­tuva. Neste sábado, dia 23, será realizada nas Unida­des de Saúde Urbanas vacinação con­tra a Febre Amarela.

Macaco com suspeita de Febre Amarela em Campo Largo

O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefei­tura de Campo Largo alerta para o aparecimento de um Primata Não Humano - PNH morto no município, achado na tarde desta quarta-feira (20), na localiddae de Botia­tuva. As amostras foram coletadas e encaminhadas para análise de Febre Amarela e/ou Raiva.

Os macacos são grandes vítimas desta doença e os casos de óbitos desses animais precedem os casos hu­manos. É necessário relembrar que a culpa dos casos das respectivas doenças não é dos primatas. Em caso de mudanças comportamentais ou ao aparecimento de animais mortos, a Vigilância em Saúde Municipal precisa ser avisada imediatamente para que as ações necessá­rias sejam executadas, através do telefone (41) 3291-5116 ou (41) 3291-5193.

A transmissão da Febre Amarela se dá pela picada de fêmeas de algumas espécies de mosquito, que este­jam infectadas pelo vírus. No ambiente urbano, o princi­pal transmissor são os mosquitos do gênero Aedes, o mesmo que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. Por isso, a população deve estar atenta aos possíveis depó­sitos de água que possam servir de criadouros nas suas residências.

No geral, os sintomas iniciais são bem inespecíficos, mas acontecem subitamente: febre, calafrios, cefaleia, lombalgia, mialgias generalizadas, prostração, náuseas e vômitos. Esses sintomas duram alguns dias e pode ha­ver uma remissão, parecendo que o paciente melhorou. Porém, cerca de 1 a 2 dias depois os sintomas podem voltar, mantendo sintomas leves ou moderados ou apre­sentando sinais de gravidade. Aparecendo os sintomas, procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua resi­dência para avaliação médica.

O Departamento de Vigilância em Saúde do município informa que precisou coletar exames de cada órgão do macaco e levou o primata para laboratório na capital paranaense, pois a Vigilância em Saúde do Estado foi acionada.

Nestes casos, o trabalho precisa ser conjunto, visto a possível gravidade da situação.

Agindo preventivamente, a Prefeitura de Campo Largo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará amanhã (23) uma grande campanha de vacinação contra Febre Amarela, em 13 Unidades Básicas de Saúde Urbanas, de manhã e à tarde - das 8h30min às 16h30min.

6.000 cidadãos campo-larguenses já foram vacinados contra a doença.

Espera-se o laudo médico sobre a morte do primata para, no máximo, semana que vem (terça-feira, 26), devido à especificidade do assunto abordado.

Informações ainda não confirmadas de que na Região Metropolitana de Curitiba foram localizados outros primatas mortos. Exames estão sendo realizados para saber a exata causa das mortes.

Dia D contra a Febre Amarela

Neste sábado, dia 23, serão realizadas nas Unida­des de Saúde urbanas ações voltadas para a Saúde da Mulher. Junto a este evento, as salas de vacinas estarão abertas oferecendo a todos os munícipes a vacina con­tra a Febre Amarela.

É recomendável a todas as pessoas entre 09 me­ses e 59 anos, 11 meses e 29 dias, a vacinação con­tra a Febre Amarela. Pessoas com idade superior a 60 anos, gestantes, lactantes de crianças abaixo de 9 me­ses, pessoas com comorbidades e/ou imunodeprimidos, precisam de requisição médica. Salienta-se que esta va­cina é feita com vírus vivo atenuado, por isso a chance de haver reação adversa é maior, o que torna relevante esses cuidados.

As Unidades de Saúde listadas abaixo estarão com suas salas de vacinas abertas das 8h30min às 16h30min: Águas Claras, Bateias, Boatiatuva, Caratuva, Centro de Saúde, Cercadinho, Fazendinha, Ferraria, Guarani, Ita­boa, Rivabem, Rondinha e Vila Glória.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde possui programações para contemplar a população do interior do município nas ações de Saúde da Mulher e de vacina­ção contra a Febre Amarela.