Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 09:20:11
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Saúde

Insônia

11-12-2009

A insônia é uma alteração na quantidade e qualidade do sono.

Insônia

11-12-2009

A insônia é uma alteração na quantidade e qualidade do sono. Pode significar incapacidade para adormecer facilmente (insônia inicial); dificuldade para manter o sono, acordando várias vezes durante a noite (insônia intermediária); sono inquieto e perturbado por sonhos agitados ou despertar muito cedo (insônia terminal).
    A insônia não é considerada uma doença, mas um sintoma. É conseqüência de algum problema ou enfermidade; portanto para tratá-la é necessário descobrir a sua origem. A insônia desaparece depois que a causa é tratada.
    A quantidade e qualidade do sono dependem também do estado da mente. Problemas no sono atingem pessoas que estão passando por problemas ocasionais (estresse, preocupação e perturbação emocional); que sofrem de depressão e ansiedade ou que trabalham em turnos alterados e não conseguem criar uma rotina para o sono; entre outras causas.
    A insônia pode prejudicar as atividades diurnas porque não permite que as pessoas tenham um sono reparador, e assim passam o dia, cansadas e sonolentas. Acordam com a sensação de que não dormiram...
    Fisiologicamente, uma criança recém-nascida necessita de aproximadamente 20 horas de sono por dia; jovens e adultos precisam de aproximadamente 8 horas e idosos conseguem descansar com 5 a 6 horas diárias de sono. O que mais importa não é a quantidade, mas sim a qualidade do sono.
    Praticar exercícios físicos, como Pilates e caminhada, é uma ótima alternativa para ajudar no controle da insônia; além de ser uma opção saudável. Outra alternativa natural para combater a insônia é a acupuntura, que age diretamente nas causas do problema e possui um rápido resultado.
E como dizem: “nada como uma boa noite de sono...”

Dra Fátima Almeida Toppel - Fisioterapeuta - Crefito 8-53691-F - Especialista em Acupuntura Sistêmica e Auricular (Medicina tradicional Chinesa) e Formação em Pilates pelo PhysicalMind Institute - Fisiocorpus - Telefone: 3032-3632 e 9966-3632