Sabado às 20 de Abril de 2024 às 11:34:42
EM CAMPO LARGO  | 23º
Saúde

Hospital do Rocio realiza 4ª Semana da Enfermagem para mais de mil colaboradores

Com a intenção de aumentar o grau de capacitação dos profissionais dessa área, o Hospital do Rocio realizou entre os dias 14 e 18 de maio a 4ª Semana da Enfermagem, junto a 3ª Semana Interna de Preven&cce

Hospital do Rocio realiza 4ª Semana da Enfermagem para mais de mil colaboradores

A semana do dia 12 de maio é especial e de extrema importância para enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, pois é comemorada a semana da profissão. Com a intenção de aumentar o grau de capacitação dos profissionais dessa área, o Hospital do Rocio realizou entre os dias 14 e 18 de maio a 4ª Semana da Enfermagem, junto a 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).

Durante todos esses dias, os colaboradores do Rocio puderam participar de palestras, dinâmicas, coffee brake e sorteios de brindes. Entre as palestras ministradas foram apresentados temas específicos da área de atuação, proporcionando maior conhecimento aos profissionais.

Atualmente, o Hospital do Rocio possui 1253 profissionais no quadro de Enfermagem, dos quais 291 possuem superior em Enfermagem, 811 são técnicos em Enfermagem e 151 são auxiliares de Enfermagem. Dentro de algumas semanas, o quadro será acrescido de mais profissionais dessa área.

Esses colaboradores são responsáveis pelo atendimento de, em média, 200 pessoas por dia no Pronto Socorro do Hospital e mais 700 leitos, que incluem quartos e Unidades de Terapia Intensiva, atendendo desde bebês prematuros até pessoas já na terceira idade.

Gerência flexível

À frente dos mais de 1.200 colaboradores está a enfermeira experiente Lídia Maria Ferreira, que há 26 anos atua na área. Militar reservista da Polícia, Lídia conta que não fica somente na área administrativa do Hospital, mas também se descola para onde for preciso para ajudar. “Eu sempre tive esse perfil, de gostar de ajudar e me prontificar. Deixo o papel aqui na mesa e vou para onde for preciso. Ajudo nos primeiros atendimentos das pessoas que chegam aqui, até se precisar durante cirurgias ou no pós-cirúrgico. Sou enfermeira e amo o que faço”, enfatiza.

Lídia conta que primeiramente colocou seu jeito prestativo na Segurança Pública, e gostava de ajudar o próximo dessa forma também. “Sempre que precisava acompanhar alguém em atendimento médico eu ficava admirando o trabalho da Enfermagem, da área da Saúde como um todo. Em 1992 eu decidi fazer uma prova interna para o curso de auxiliar de Enfermagem e comecei a atuar no Hospital da Polícia por 17 anos”, relembra.

A enfermeira conta que ficou lá por 17 anos, período em que completou o curso de Técnico em Enfermagem e o superior em Enfermagem pelo Centro Universitário Campos de Andrade. Atualmente, Lídia possui quatro pós-graduações e especializações. No Hospital da Polícia Militar, Lídia foi Coordenadora Técnica de Enfermagem.

No ano de 2006 ela começou a trabalhar no Hospital Nossa Senhora do Rocio (unidade ainda no Centro de Campo Largo) e em 2008 foi convidada pelo médico e diretor do Hospital para gerenciar toda a equipe de Enfermagem, cargo que ocupa até hoje.

“Sou muito assistencialista porque vim da base. Sempre busco ajudar de forma humanizada, como a Enfermagem deve ser. A parte mais difícil e a mais gratificante da profissão é você receber um paciente em estado crítico, quase em óbito, reanimar, investir nele, dar o seu melhor, ele tornar e te agradecer pelo que você fez por ele. Essa é a melhor parte”, diz.