Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 08:51:13
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Saúde

HISTÓRIA DO DAMASCO 31/10/2013

HISTÓRIA  DO  DAMASCO 31/10/2013

31/10/2013

Parente próximo da ameixa, o damasco fresco lembra muito um pêssego. A diferença mais visível é a cor, laranja. Por dentro, tem a polpa um pouco menos suculenta do que a do pêssego, e um gosto mais azedinho. Também difere do pêssego por ser, na versão fresca, raro no Brasil.

O damasco seco, no entanto, pode ser encontrado o ano todo no país. Também é conhecido como damasco turco — a Turquia é o maior exportador mundial do produto.

Suas origens são incertas. A Armênia foi, por muito tempo, considerada como o seu local de origem, provavelmente por causa do nome em latim da árvore de damasco, Prunus armeniaca, “ameixa da Armênia”, mas não há comprovação de que o damasco seja originário de lá. Atualmente, a hipótese mais aceita é a de que o damasco é originário da China e da Ásia Central.

Os primeiros registros de cultivo são na China, cerca de três mil anos antes de Cristo. Provavelmente, o damasco chegou à Armênia trazido pelos mercadores que percorriam a Rota da Seda.

Alexandre O Grande é considerado o introdutor do damasco na Grécia. Anos mais tarde, a fruta chegou à Roma e dali se expandiu para a Europa. Os colonizadores ingleses levaram a fruta para o Novo Mundo, incluindo as colônias na Oceania.

Nos Estados Unidos, a maioria das plantações atuais descende das sementes trazidas por missionários espanhóis, principalmente para a região da Califórnia.

Embora o Brasil não tenha as condições climáticas necessárias para o cultivo do damasco, a versão seca é bastante apreciada. Provavelmente, o gosto foi difundido pela grande população de descendentes de sírio-libaneses que imigraram para o país. No Oriente Médio e na chamada “comida árabe”, o damasco seco é um ingrediente muito valorizado e utilizado tanto em receitas doces quanto salgadas.

O damasco é uma excelente fonte de vitamina A, na forma de betacaroteno e uma boa fonte de cobre.
É boa fonte de ferro para os homens, e fonte para mulheres, que precisam de uma maior quantidade do mineral. Também é fonte de fósforo, magnésio, potássio, vitaminas B3 e B5. Para mulheres, também é fonte de vitamina K.

O damasco é muito rico em carotenóides, como o betacaroteno. A ação antioxidante dessas substâncias está relacionada à prevenção de doenças do coração e de alguns tipos de câncer, como o de próstata.

A alta quantidade de provitamina A e carotenóides também protege a visão, diminuindo o risco de doenças relacionadas ao envelhecimento como a degeneração macular, que leva à cegueira.
No damasco seco, o grande volume de fibras por unidade ajuda a combater a constipação intestinal. A ingestão de fibras também é importante na prevenção de doenças como câncer de cólon e no controle do colesterol.

(Fonte: Enciclopédia Nestlé)