Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 11:41:35
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Saúde

Fisioterapia

É difícil definir de forma compacta a atuação da fisioterapia, pois apesar da fisioterapia ser uma profissão antiga, ainda não é tão conhecida sua atuação

Fisioterapia

     É difícil definir de forma compacta a atuação da fisioterapia, pois apesar da fisioterapia ser uma profissão antiga, ainda não é tão conhecida sua atuação; que hoje em dia já possui muitas áreas de especialidade; o que permite ao fisioterapeuta ter uma abordagem geral do paciente.
     É muito importante que exista este olhar global sobre o corpo e a mente do indivíduo. Assim torna-se possível entender melhor as queixas e tratar de maneira mais completa e eficaz possíveis alterações, além é claro, de prevenir que problemas venham a se instalar... aí sim, as especialidades devem entrar para atuar no caso específico que foi diagnosticado.
     Existem especialidades que permitem uma abordagem generalizada do paciente e outras que atuam em uma área específica.
     A fisioterapia possui técnicas e equipamentos próprios para atender às necessidades de cada caso: ortopedia, respiratória, neurologia, pediatria, geriatria e estética, entre outras.
     Vale ressaltar, que apesar da fisioterapia ser uma profissão antiga, ainda é muito desconhecida em relação a sua forma de atuação. A fisioterapia evoluiu muito e as técnicas e equipamentos também. É claro, que existem diferenças entre os profissionais, pois cada um possui uma maneira individual de avaliar e tratar, mas de uma maneira geral, a fisioterapia está muito mais evoluída e os resultados tendem a ser mais efetivos do que há anos atrás...
     É importante que os atendimentos sempre comecem com uma avaliação e que a melhora seja percebida já nas primeiras sessões. Fisioterapeutas formados e muitas vezes especializados são os responsáveis por avaliar e determinar o tratamento mais indicado para cada caso, além de ser o responsável pela aplicação dos equipamentos e por acompanhar a execução dos exercícios (quando indicados). Cada caso deve ser reavaliado pelo fisioterapeuta para acompanhar a evolução do tratamento e a melhora ou não do caso em questão, pois muitas vezes pode haver necessidade de alterar o tratamento ou associar outras técnicas de especialidade da fisioterapia, como por exemplo, Pilates, hidroterapia, osteopatia, acupuntura, entre outras; para ajudar na reabilitação o mais rapidamente possível.
     Além de mais atualizada para os tratamentos, também há uma visão muito mais ampla sobre o aspecto da prevenção hoje do que antigamente... e ainda precisa melhorar! Mas, a fisioterapia já possui áreas de especialidade que conseguem abranger o corpo como um todo e atuar na manutenção da saúde, prevenindo alterações... é muito mais fácil prevenir e tratar alterações detectadas precocemente do que resolver problemas crônicos... casos crônicos, muitas vezes são resolvidos, mas com certeza de maneira mais lenta do que casos recentes.   
Por tudo isso, é importante pensar em PREVENÇÃO e MANUTENÇÃO da saúde, mas caso o problema se instale, procure um profissional qualificado para ajudar a resolver o problema. Saúde, bem estar e qualidade de vida devem ser sempre prioridade na fisioterapia.