VERSÃO IMPRESSA
anteriores
EM CAMPO LARGO 15º | 25º

Sexta-feira | 25 de Setembro de 2020 18:53
Sexta-feira | 25 de Setembro de 2020 18:53
VERSÃO IMPRESSA
EM CAMPO LARGO 15º | 25º

Ferritina alta, o que fazer?

A ferritina é uma proteína, res­ponsável pelo armazenamento do ferro do nosso organismo. Esse ferro é liberado de acordo com a necessidade de cada pessoa, quando seu valor está alte­rado, ela indica que há um desequilíbrio no estoque do ferro disponível

Por: Ana Lúcia

A ferritina é uma proteína, produzida pelo fígado, res­ponsável pelo armazenamento do ferro dentro das células do nosso organismo. Esse Ferro é liberado de acordo com a necessidade de cada pessoa. Quando seu valor está alte­rado, ela indica que há um desequilíbrio no estoque do ferro disponível.

Embora a maioria das pessoas associe o aumento dos níveis de ferritina com um consumo excessivo de ferro, a causa mais comum para esse aumento pode não ter relação com o consumo de ferro e sim com um processo de “infla­mação” crônica no organismo. Isso ocorre porque a ferritina é uma proteína que se eleva em condições como infecções, processos inflamatórios e até mesmo alguns tipos de cân­cer.

As maiores causas ligadas ao aumento de ferritina por inflamação são: obesidade e sobrepeso, síndrome metabó­lica e problemas no fígado, como esteatose hepática.

A primeira atitude é procurar um profissional de saúde, para descobrir a causa do desequilíbrio. Se for de ordem inflamatória, um protocolo de destoxificação, assim como aumento no consumo de alimentos anti-inflamatórios e que ajudem na saúde do fígado. Alimentos ricos em ômega 3, frutas vermelhas, oleaginosas, algumas especiarias (ex.: cúrcuma), azeite oliva extravirgem, chá verde, brássicas, entre outras condutas individualizadas.

Em última análise, podem ser usados alguns suplemen­tos: ác.αlipóico, CoQ10, Glutationa, Curcumina, entre outros, juntamente com planejamento alimentar individualizado.

O exame de Dosagem da Ferritina não é um exame de rotina. Geralmente ele é feito durante a investigação das causas de anemia e da deficiência de ferro.

Todo exame solicitado por profissionais de saúde deve ser levado na consulta de retorno para uma leitura porme­norizada e para correlacionar com o quadro clínico do/a paciente.

7816 visitas






Sua Opinião