Sabado às 20 de Abril de 2024 às 04:23:49
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Saúde

Família e amigos pedem explicação sobre demora no atendimento médico

Família e amigos pedem explicação sobre demora no atendimento médico

A morte de Osvaldo Drulla (63), neste final de semana em Três Córregos, gerou reclamação de amigos e familiares, que ressaltam a demora no atendimento. Pelas redes sociais divulgaram que tentaram fazer massagem cardíaca para reanimar Osvaldo, o levaram até o posto de saúde da região, mas que estava fechado; e ligaram diversas vezes no Centro Médico, mas não foram atendidos.

Relataram que esperaram por mais de uma hora para então chegar o Samu, que acabou constantando o óbito, sem ter tempo de salvá-lo. Pela situação triste e chocante que preserciaram, pedem justificativa pelo que ocorreu.

A Prefeitura Municipal publicou nota sobre o caso. Segue na íntegra:

Com relação à notícia do falecimento do cidadão Osvaldo Drulla, 63, morador da região de Três Córregos, vítima de IAM - Infarto Agudo do Miocárdio, a Prefeitura Municipal de Campo Largo primeiramente lamenta o fato e expressa à família, as condolências da Administração Municipal e de toda a cidade.

Cumpre-nos, entretanto, informar oficialmente que, no momento do socorro ao cidadão, a primeira ambulância do posto, a Bravo 34, havia sido deslocada para a sede do Município, por volta das 10 horas, com uma paciente residente na Estrada do Jacui. Observa-se que a regulação do SAMU é estadual, não sendo de responsabilidade do Município o seu deslocamento.

Da mesma forma, a segunda ambulância (branca) também havia sido deslocada para a sede do Município, com um paciente de 37 anos, residente em Três Córregos, que deu entrada no Centro Médico às 11h09min. Ambos os veículos saíram de Três Córregos com um intervalo aproximado de meia hora, depois das nove horas da manhã, para um trajeto até o Centro Médico, que dura mais de uma hora.

Apesar da gravação do SAMU mostrar que o pedido para deslocamento se dá para atender um paciente que já estava em óbito, cuja causa apurada no laudo foi IAM – Infarto Agudo do Miocárdio, às 12h59min, a Prefeitura Municipal de Campo Largo abriu sindicância para apurar todos os detalhes, de forma célere e transparente, e para verificar se houve eventual falha no sistema ou trata-se de uma fatalidade.