Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 11:18:57
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Saúde

FALANDO SOBRE O AÇAÍ 18/07/2013

FALANDO SOBRE O AÇAÍ 18/07/2013

18/07/2013

O açaí é uma fruta que dá em cacho na palmeira, conhecida como açaizeiro. É um fruto muito nutritivo, nativo das várzeas da região Amazônica.

Atualmente, seu maior produtor é o estado do Pará.
Antes de ser consumido, o açaí passa por um processo artesanal onde é despolpado ou mesmo amassado manualmente para que a polpa se solte.

Tradicionalmente, ele é consumido gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Mas ele pode ser consumido de diversas maneiras como sucos, sorvetes, doces, geleias. Uma forma muito consumida em diversas regiões do Brasil é o famoso açaí na tigela.

O açaí na tigela é feito com a polpa da fruta gelada, e ainda pode contar com outros ingredientes como por exemplo: granola, frutas, mel, xarope de guaraná.

Apesar de ser bastante calórico, 100g de polpa de açaí pode fornecer de 127kcal (a polpa congelada pura) até 250kcal (quando a polpa é batida com xarope de guaraná e congelada), ele é um alimento muito saudável, pois contém cálcio, fibras, potássio, antioxidantes e principalmente, é fonte de gorduras mono e poli-insaturadas, que auxiliam na redução do colesterol e previnem contra doenças cardiovasculares.

Apesar das calorias, vale a pena saborear de vez em quando em função dos nutrientes que fornece. Cuidado apenas com o excesso dos ingredientes adicionados.