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Evite o consumo exagerado de sal

O consumo elevado de sódio pode acelerar o envelhecimento

Por: Ana Lúcia

O consumo elevado de sódio pode acelerar o envelhecimento. Contudo, este é apenas um dos inúmeros problemas que o excesso no consumo desta subs­tância (cloreto de sódio) que compõe o sal de cozinha, provoca.

Os efeitos negativos no nosso orga­nismo são grandes e estão relacionados ao aumento no risco de Doenças Crôni­cas Não Transmissíveis (DCNT), entre elas a hipertensão arterial, doenças car­diovasculares, doenças renais e aumen­to de doenças autoimunes. O consumo elevado também agrava a osteoporose e afeta o paladar.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) o consumo de sódio pelo brasileiro está em torno de 12 gramas diários, quantidade que ultrapas­sa o dobro do recomendado pela Organi­zação Mundial da Saúde (2g de sódio por pessoa ao dia, equivalente a 5g de sal).

O sódio é importante para nosso or­ganismo, pois é responsável pela regula­ção da quantidade de líquidos que ficam dentro e fora das células. Mas, quando há excesso do nutriente no sangue, ocorre uma alteração no equilíbrio entre esses líquidos. O organismo retém mais água, o que aumenta o volume de líquido, sobre­carregando o coração e os rins, situação que pode levar à hipertensão.

A primeira medida a ser tomada para diminuir o consumo de sódio é observar as informações nutricionais no verso das embalagens ao comprar alimentos industrializados. O ideal é sempre esco­lher aquele que apresentar menos sódio. Outra recomendação muito importante é “não acrescentar sal ao alimento já pre­parado.

Se gostar de inovar no sabor dos ali­mentos, procure usar o sal de ervas. Prá­tico, saboroso e deixa um toque especial às preparações. Experimente!

DICAS DA NUTRI

- Retire o saleiro da mesa

- Tente reduzir gradualmente o sal e condimentos prontos, mas mantenha uma quantidade mínima de sal iodado, pois nosso corpo precisa de uma quanti­dade mínima de sódio e do iodo.

Receita Sal de Ervas (todas as espe­ciarias devem ser secas)

- ½ xícara de sal

- ½ xícara de manjericão seco

- ½ xícara de orégano

- ½ xícara de manjerona

- ½ xícara de salsinha

- Se gostar de alecrim, pode usar duas colheres de sopa (alecrim seco)

Bater tudo no liquidificador ou Tritura­dor, guardar em pote de vidro bem fecha­do e usar no lugar do sal comum. Além de saboroso reduz até a metade a quanti­dade de sal consumida.

 DRA. ANA LÚCIA B. KUROSKI, Nutricionista - CRN/8.601, Especialista em Nutrição Clíni­ca. Atende: 3032-5020

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