Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 09:00:45
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Saúde

Dia do Dentista

Ao ser solicitado para escrever algo sobre a importância da saúde bucal me recordei que no dia 25 de outubro se comemora o dia do Cirurgião-dentista.

Dia do Dentista

 23-10-2009

 Ao ser solicitado para escrever algo sobre a importância da saúde bucal me recordei que no dia 25 de outubro se comemora o dia do Cirurgião-dentista.
     Recordo-me que nesses 37 anos de profissão tenho notado o quanto tem diminuído o número de cárie dos brasileiros, particularmente em Campo Largo e fico entusiasmado com o resultado.
     A diminuição da incidência de cárie ocorreu graças ao trabalho de vários governos que tem mantido projetos de educação oral e fluoretação das águas ao mesmo tempo que as empresas que exploram o setor abriram espaços nas farmácias e supermercados, oferecendo uma gama enorme de produtos dentários.   Reconheço, com enorme alegria, a conscientização e participação dos professores das nossas escolas que estimulam os alunos na conduta preventiva da higiene bucal.
     É preciso que se tenha conhecimento de que a cárie dentária é uma doença crônica infecciosa e transmissível, mas que pode ser evitada, quando existe a participação do dentista, do paciente e da família.
     Ao lado das ações do governo, da participação dos professores e da família, está o trabalho "formiguinha" dos dentistas que dentro dos seus consultórios estão colaborando para esta grande transformação social, pois cada consultório contribui para uma verdadeira Revolução Silenciosa que dignifica o exercício da odontologia no Brasil.
     Sabemos que a importância da saúde oral é também social, pois uma pessoa com um sorriso bonito tem maior auto estima, amor próprio e condições de mastigar melhor. Por outro lado, devemos ressaltar a economia de tempo e dinheiro que a prevenção traz para a população.
     Por isso, nesse 25 de outubro, Dia do Dentista, fico feliz e espero que todos nós saibamos sempre cumprir nosso papel, exercendo bem nossa profissão.
     Aproveito a ocasião para parabenizar a classe odontológica no "nosso" dia.
     Salve 25 de outubro - Dia do Dentista.