Sabado às 20 de Abril de 2024 às 03:11:48
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Saúde

Dentes do siso

Os sisos, também chamados popularmente de “Dente do juízo” são os últimos dentes a se desenvolverem.

Dentes do siso

    Os sisos, também chamados popularmente de “Dente do juízo” são os últimos dentes a se desenvolverem. O ser humano, em sua maior parte, tem quatro dentes do siso: dois superiores, sendo um direito e um esquerdo, e dois inferiores, também direito e esquerdo. Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares e são também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade.
     O dente do siso não está presente em todas as pessoas, algumas vezes porque a pessoa não tem o germe dentário deste dente ( ele simplesmente não se formou) e outras vezes porque ele não nasceu por falta de espaço na arcada dentária ou por estar na posição “errada” dentro do osso. Quando ele fica dentro do osso pode produzir reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos ao paciente e possíveis lesões como cistos. Mas se o dente nascer parcialmente, ele pode vir a gerar um quadro infeccioso inflamatório, que é conhecido por pericoronarite, que gera muita dor, além de inchaço, mau cheiro e irritação local. Isto acontece principalmente nos dentes inferiores e se caracteriza como uma “tampinha” de gengiva que fica sobre o dente, isto é metade do dente fica dentro do osso e outra metade para fora. Esta gengiva que fica sobre parte do dente contribui para acumular principalmente restos alimentares, auxiliando no aumento da dor e inflamação. Muitas vezes o paciente sente dores que vão da garganta até ouvido e nem imagina que o problema pode ser o dente do siso.
     A extração dos dentes do siso está indicada nos casos de pericoronarite (como descrito acima), na ausência de espaço para o nascimento, no posicionamento horizontal do siso, nos quadros de dor e quando o nascimento não se completa. Quando se faz a extração de um siso, provavelmente terá que ser feita a extração de ambos os sisos do mesmo lado, isto é, do superior e do inferior. A maioria das extrações é feita no consultório, mas nos casos mais difíceis está indicada a extração em ambiente hospitalar sob anestesia geral.
     Para extração de dentes do siso, é necessário fazer uma avaliação minuciosa do paciente e principalmente do posicionamento do dente, pois nos casos de sisos superiores pode ocorrer comunicação com o seio maxilar, gerando uma posterior sinusite, e nos casos de sisos inferiores pode ocorrer lesionamento do nervo que passa pela mandíbula causando perda de sensibilidade (sensação de anestesia) temporária e nos casos menos freqüentes permanente.

Drª Anelize V Silva Sant’Anna
Cirurgiã- Dentista
Especialista em Disfunção da ATM e Dor Orofacial
CRO PR- 18522  Marechal Deodoro, 80   3032 1922