Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 03:22:01
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Saúde

CUIDADOS ALIMENTARES DIÁRIOS PARA QUEM MORA SOZINHO 06/02/2014

CUIDADOS ALIMENTARES DIÁRIOS PARA QUEM MORA SOZINHO 06/02/2014

06/02/2014

Quem mora sozinho aproveita algumas vantagens em sua rotina diária: a liberdade de gerenciar os afazeres domésticos de acordo com sua disponibilidade e vontade, a possibilidade de criar suas próprias regras, de ter uma casa com a sua cara e até mesmo de curtir o silêncio de vez em quando, entre muitas outras facilidades.

Além desses prazeres - vitais para alguns - também é possível citar desvantagens: para muitos dos que moram sozinhos, uma das principais dificuldades está em criar e manter uma rotina alimentar saudável e equilibrada.

Diante da impossibilidade de fazer compras cuidadosas - o tempo é curto e não há outra pessoa para realizar a tarefa - ou da pouca familiaridade na cozinha, por exemplo, muitos caem na tentação de comer somente alimentos de fácil preparo ou aqueles já vêm prontos para o consumo.

Se for mantido um certo equilíbrio alimentar no dia-a-dia, consumir esses produtos práticos não oferece riscos para a saúde. A dica básica é ficar atento à Pirâmide Alimentar: o consumo de alimentos de todos os grupos (energéticos, reguladores, construtores e energéticos extra) estabelece uma base sólida sobre a qual se pode gerenciar uma série de variações.

Uma das saídas para quem mora só e não quer descuidar da alimentação é investir na variedade do cardápio. É interessante procurar receitas práticas, saborosas e saudáveis, incluindo verduras, legumes e frutas .

Além disso, fazer diariamente todas as refeições, de preferência nos mesmos horários, é muito importante também. Deixar de lado café da manhã, almoço ou jantar por conta da flexibilidade de horários pode gerar desequilíbrios nutricionais sérios.

É possível ser prático e ser alimentar de uma maneira saudável.  A pessoa pode reservar um tempo do dia para lavar as frutas e guardá-las prontas para serem consumidas. Outra dica para auxiliar na praticidade é lavar os vegetais, secar com papel toalha e deixá-los guardados na geladeira também já prontos para serem consumidos. Com esses métodos simples, o consumo dos alimentos é facilitado mesmo nos momentos de correria.

Quem escolheu cuidar da própria casa não deve deixar de lado o cuidado com a saúde. Alimentar-se corretamente, mesmo com a rotina atribulada é um importante ponto de equilíbrio para o organismo.