Quinta-feira às 18 de Abril de 2024 às 05:59:49
EM CAMPO LARGO 12º | 23º
Saúde

Cuidado com o sal

20-11-2009

Ele é um dos temperos mais presentes na mesa, na cozinha e em muitos produtos industrializados.

Cuidado com o sal

20-11-2009

Ele é um dos temperos mais presentes na mesa, na cozinha e em muitos produtos industrializados. Tem uma legião de fãs e, infelizmente, muita gente exagera na dose, consumindo além do que seria recomendado em uma dieta saudável.
     O sal é importante para várias funções do organismo, como regular o ritmo cardíaco, o volume de sangue no corpo, a transmissão de impulsos nervosos e as contrações musculares. Porém, seu consumo excessivo pode desencadear sérios problemas de saúde. O principal é a elevação da pressão arterial, que conseqüentemente pode levar a complicações renais e acidente vascular cerebral (popularmente conhecido como derrame).
     Isso ocorre porque nosso organismo utiliza uma série de recursos para manter o equilíbrio dos líquidos do corpo. Se os níveis de sódio ficam altos no sangue, ocorre a liberação de alguns hormônios que causam retenção de líquidos e edema (inchaço). Esse efeito pode aumentar o volume de sangue circulante e sobrecarregar o coração, elevando a pressão arterial.
     A  melhor maneira de controlar o excesso de sal no seu dia-a-dia é reduzir a adição do tempero no momento do preparo e durante as refeições. O ideal é não colocar o saleiro na mesa e consumir moderadamente produtos enlatados, conservas, frios, salgadinhos, temperos e molhos prontos.
     Nos restaurantes, fique longe dos envelopinhos para não cair na tentação de salgar ainda mais a comida, que geralmente já é bastante temperada. Lembre-se também de consumir com moderação alimentos como carnes defumadas, embutidos, picles e azeitonas. E, sempre que possível, opte por produtos frescos ou com pouca quantidade de sódio ou sal.

     Existe uma  alternativa que é o sal light, que contém apenas 40% de cloreto de sódio em relação ao sal tradicional. Além disso, para manter a pressão arterial sob controle, é necessário ter uma alimentação que conte com o adequado consumo de frutas, legumes, verduras e reduzido teor de gorduras saturadas.
Fazer esse controle é um difícil desafio, mas fundamental para evitar sérios problemas de saúde.
     E ainda você pode aproveitar para descobrir novas maneiras de temperar a sua comida, utilizando ingredientes mais saudáveis e apreciando o verdadeiro sabor dos alimentos.