VERSÃO IMPRESSA
anteriores
EM CAMPO LARGO 15º | 25º

Sexta-feira | 25 de Setembro de 2020 19:56
Sexta-feira | 25 de Setembro de 2020 19:56
VERSÃO IMPRESSA
EM CAMPO LARGO 15º | 25º

Cranberry

Seus principais culti­vadores eram os índios que habita­vam a região dos Estados Unidos e segundo relatos eles consumiam a pequena fruta principalmente para tratar infecções urinárias.

Por: Ana Lúcia

Cranberry é uma frutinha bastante popular na América do Norte. Ao contrário do que se pen­sa, o cranberry é consumido há muitos anos. Seus principais culti­vadores eram os índios que habita­vam a região dos Estados Unidos e segundo relatos eles consumiam a pequena fruta principalmente para tratar infecções urinárias. O cran­berry se assemelha a uma cereja e a planta que dá origem ao fruto se assemelha a um pé de morango. É comum em regiões frias e úmidas. Na América do Sul, o único cultiva­dor é o nosso vizinho Chile.

Pesquisadores da Rutgers University, em Nova Jersey, desco­briram que uma das propriedades ativas do fruto é uma substância chamada proantocianidina (PAC). Esse nome esquisito é simplesmen­te o responsável por impedir que as bactérias se fixem e se reproduzam no trato urinário. Ou seja, sem bac­térias, sem infecção urinária. Isso é claro também vale para os homens. E as pesquisas não param, mos­tram a ação do Cranberry em outros setores do organismo:

Sistema imunológico: Por ser rico em vitamina C, o cranberry irá fortalecer a proteção do seu corpo.

Antioxidante: Ajuda o corpo a liberar as toxinas, radicais livres e ainda previne tumores e problemas cardiovasculares.

Diurético: Quanto mais vezes você for ao banheiro menor as chan­ces de bactérias em sua bexiga.

Estômago: Por ter o poder de impedir a fixação de bactérias ela também proporciona o mesmo efeito no seu estômago. Conse­quentemente previne problemas como gastrite e úlcera.

Encontramos vários nutrien­tes, entre eles estão: Vitaminas A, C, E,K; Potássio, Fósforo, Magné­sio, Cálcio, Fibras e Substâncias antioxidantes

Podemos consumi-la das seguintes formas: cranberry em cápsulas, suco de cranberry, fruta fresca e fruta seca.

Aqui no Brasil ainda não ve­mos com frequência a frutinha sendo vendida em mercados e feiras. Entretanto, seu suco já é mais comum nas prateleiras dos supermercados. Além de todos esses benefícios, essa super fruta ainda pode ser usada em receitas e como calda de doces!

3371 visitas






Sua Opinião