Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 11:38:02
EM CAMPO LARGO  | 21º
Saúde

Consumo de Gogi berry promove benefícios à saúde? 28/11/2013

Consumo de Gogi berry  promove benefícios à saúde? 28/11/2013

28/11/2013

De coloração avermelhada e sabor levemente azedo, a Goji berry (Lycium barbarum) é uma fruta típica da China que vêm sendo utilizada há vários séculos no oriente. Devido a uma ampla variedade de supostos efeitos terapêuticos, o alimento ganhou o status de “super alimento” entre os orientais, e vem sendo atualmente difundida em vários países do mundo.

As formas de consumo mais comuns da fruta é in natura ou em preparações como passas ou sucos. Esta apresenta apreciado valor nutricional, especialmente devido aos seus teores de vitaminas, minerais e fibras, além de pigmentos como os carotenoides e a zeaxantina. O quadro abaixo apresenta a composição nutricional em 100g da fruta.

Composição nutricional da Gogi berry.

Energia (Kcal)  -  370
Gorduras totais (g) - 8,2
Proteínas (g) - 11,7
Carboidratos (g) - 67,7
Fibras (g) - 10,0
Cálcio (mg) - 112
Cobre (mg) - 2
Ferro (mg)- 9
Magnésio (mg)- 109
Fósforo (mg)-- 109
Potássio (mg) - 1132
Sódio (mg)- - 150
Zinco (mg)- 2
Tiamina (B1) (mg)- 0,15
Vitamina C (mg)- 29
Adaptado de Gross et al.3.

Segundo evidências da literatura, tal composição associa-se a benefícios na função ocular, sendo utilizado para a prevenção da degeneração macular4-6. Além disso, as formas presentes de carboidratos (galactose, glicose, arabinose, manose, ramnose e xilose) associa-se a diferentes ações terapêuticas, que incluem fortalecimento do sistema imunológico e das funções neurocognifivas, proteção contra o envelhecimento e prevenção contra certos tipos de câncer.

Vale destacar que as pesquisas investigando os efeitos da Goji berry sobre a saúde foram realizadas em modelos animais e, em maioria, tratam-se de estudos in vitro ou in vivo, com escassas pesquisas em humanos. Apesar dos múltiplos benefícios sugeridos, há relatos na literatura de reações alérgicas após o consumo, com sintomas respiratórios e cutâneos em indivíduos sensíveis a determinadas proteínas presentes na fruta. Desta maneira, é essencial que mais estudos sejam necessários para que os benefícios terapêuticos desse alimento sejam reconhecidos pela literatura.
(Fonte: Nestlé Profissional )