Sabado às 20 de Abril de 2024 às 03:51:29
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Saúde

Constipação

Muitas pessoas consideram que sofrem de prisão de ventre porque não possuem atividade intestinal diária.

Constipação

Muitas pessoas consideram que sofrem de prisão de ventre porque não possuem atividade intestinal diária. Na verdade, é perfeitamente normal que os intestinos funcionem até três vezes por dia ou uma vez a cada dois dias. Os fatores importantes são a regularidade e a passagem fácil de um bolo fecal bem formado.
Há dois tipos de prisão de ventre: a atônica, quando os músculos do cólon estão fracos, e a espasmódica, caracterizada por movimentos irregulares do intestino. A prisão de ventre atônica, que ocorre com maior frequência, se desenvolve quando a dieta é pobre em líquidos e fibras. O sedentarismo é outra causa comum. A prisão de ventre espasmódica pode ser causada por estresse, problemas neurológicos, hábito de fumar, alimentos que causam irritação da mucosa e obstruções do cólon. 
Dicas Nutricionais
Uma alimentação equilibrada que ofereça cerca de 25 - 30g de fibras por dia e um volume de água de cerca de 1,5 a 2L/dia (cerca de 8 a 10 copos), é capaz de evitar a constipação intestinal (intestino preso). É importante também fazer atividade física regular, pois os exercícios são capazes de estimular os movimentos peristálticos, proporcionando um trânsito intestinal adequado. Para melhorar a composição da flora intestinal, a dica fica por conta da ingestão de alimentos prebióticos e probióticos. Alimentos prebióticos são enriquecidos com inulina ou frutooligosacarídeos. Já os probióticos, são aqueles que contém microorganismos vivos. Fique de olho no rótulo dos alimentos para saber quais são os melhores pra você!