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Sexta-feira | 25 de Setembro de 2020 20:47
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COCO

A polpa branca e a água podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou de­pois de maduro. Quando verde, sua água tem sabor adocicado e agradável.

Por: Ana Lúcia

A polpa branca e a água podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou de­pois de maduro. Quando verde, sua água tem sabor adocicado e agradável. Da polpa madura, extrai-se óleo e leite de coco.

O valor nutritivo do coco va­ria de acordo com o seu estado de maturação. Quando verde, sua água contém sais minerais, como potássio e fósforo e um tipo de açúcar muito fácil de digerir, a glicose. A água de coco pode ser usada em casos de desidratação e diarreia, mas para isso deve-se adicionar um pouco de sal, pois a água de coco é pobre em sódio.

À medida que a polpa ama­durece, aumenta o seu teor de gorduras. A polpa do coco é rica em gorduras saturadas, diferen­te dos outros óleos e gorduras vegetais, ricos em gorduras in­saturadas. Porém a gordura do coco é um tipo de triglicéride de cadeia média (TCM), que é facil­mente absorvido e transformado em energia no fígado. Os estu­dos não relacionam a gordura do coco, apesar de ser saturada, com aumento de doenças cardio­vasculares, como acontece com a gordura saturada de origem animal.

Ao comprar, prefira os com a casca firme e sem pontos es­curos ou moles. O coco maduro deve ser escolhido em função do seu peso e da quantidade de água que tem. A melhor época para comprar o coco verde é en­tre outubro e março.

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