Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 09:35:17
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Saúde

Antibióticos e os dentes

É muito comum as pessoas relacionarem cáries com o uso de antibióticos.

Antibióticos e os dentes

É muito comum as pessoas relacionarem cáries com o uso de antibióticos. Em resumo, antibióticos não causam cáries. O que acontece é que a maioria dos medicamentos, principalmente os indicados para crianças tendem a ser mais adocicados para elas aceitem melhor tomar o medicamento. Não somente o açúcar, mas outros componentes da fórmula dos medicamentos tem alta acidez, o que favorece a perda da porção mineral da estrutura dentária.
     Outro ponto é que os pais relaxam na higiene oral quando crianças estão doentes. Assim, elas ingerem o medicamento e dormem sem escovar os dentes. Com isso, o risco de ter problemas dentários aumenta, ainda mais se essa condição se repetir por um longo período de tempo.
     O que pode aumentar, então, o risco de problemas dentários não é o princípio ativo do medicamento, e sim a forma como ele é administrado: solução adocicada e/ou ácida. Se o mesmo medicamento fosse administrado na forma de cápsulas, comprimidos ou injeções, haveria menor risco de prejuízo aos dentes. Nessas condições todos os medicamentos aumentam o risco de desenvolvimento de cáries, e não somente os antibióticos.
     Pesquisas apontam um antibiótico que apresenta em sua fórmula componentes que causam problemas dentários, independente de ser açucarado ou ácido. É a tetraciclina. O antibiótico tetraciclina, quando utilizado no período em que os dentes estão sendo formados pode induzir a formação de manchas de coloração amarelada ou marrom-acinzentada na estrutura dentária.
     Porém a tetraciclina só causa machas no período de formação dos dentes. Se os dentes já estão formados ou mesmo presentes na boca não causa efeito algum.   Esse medicamento dificulta a formação do esmalte (porção brilhante e esbranquiçada do dente) e da dentina (porção situada abaixo do esmalte), provocando alterações na estrutura e na cor dos dentes. Por essa razão, as tetraciclinas devem e têm sido evitadas, nunca devendo ser prescritas a gestantes e crianças.
     Portanto, é preciso, então, não confundir: o antibiótico em si não provoca a doença cárie. Um determinado grupo de antibiótico (tetraciclina) é que leva a uma alteração na coloração e na estrutura dos dentes.
     Vale aqui lembrar que as crianças com infecções crônicas, necessitando ingerir frequentemente o antibiótico, sob a forma de xarope por exemplo, devem ter um bom controle de higiene bucal com escova, pasta e fio dental após cada dose da medicação, pois correm o risco de desenvolver a doença cárie, por causa do veículo do antibiótico que é açucarado.



Drª Anelize V Silva Sant’Anna
Cirurgiã- Dentista
Especialista em Disfunção da ATM e Dor Orofacial
CRO PR- 18522  Marechal Deodoro, 80   3032 1922