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Amendoim, um festival de energia 23/05/2013


Por: Ana Lúcia

23/05/2013

O mais popular dos “tira-gosto” do país é ainda mais lembrado em época de festas juninas, quando encontra-se entre os pratos principais. Leguminosa parente do feijão, no que diz respeito ao valor nutricional, o amendoim não apresenta muitas diferenças entre suas variedades. O que difere um grupo é a cor e o tamanho dos grãos. A característica que mais se destaca é seu elevado teor de gorduras, porém, gorduras benéficas ao coração e ao sistema circulatório em geral. Sem a película vermelha, cada semente contém cerca de 45% de um óleo formado por uma mistura de ácidos graxos poliinsaturados (34%) e monoinsaturados (48%), restante apenas 18% para os saturados, que são os que propiciam o aumento do colesterol no sangue.

Ele  também é um ótimo energético, em função do seu conteúdo em lipídios (gordura). Cada 30 gramas de amendoim torrado contém 121 calorias, o equivalente a 50 gramas de batatas fritas. Os lipídios são essenciais ao bom funcionamento do organismo, protegem órgãos vitais e transportam as vitaminas lipossolúveis A,D,E e K.

Porém, o elevado valor calórico impõem algumas restrições ao seu consumo. Quem comê-lo em demasia, certamente terá aumento de peso. Portanto, cuidado , para as pessoas que estão acima de seu peso ideal .

A grande quantidade de lipídios presente no amendoim, dificulta a digestão. Por isso quem sofre de problemas gastrointestinais ( gastrite / úlcera / hérnia de hiato e outros) deve evitá-lo.

O grão também contém cerca de 30% de proteínas, responsáveis pelo crescimento, conservação dos tecidos e formação de novas células. Esse nutriente ainda compõe enzimas e hormônios que regulam as atividades orgânicas. Se comparado a outras leguminosas, ele é pobre em carboidratos, aproximadamente 20%. O feijão, por exemplo, tem cerca de 60% de carboidratos em sua composição.
O amendoim ainda é rico em vitaminas, principalmente as do complexo B. Também oferece alguns sais minerais essenciais ao organismo, como o cálcio, responsável pela formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue e contrações musculares. Já o fósforo associado ao cálcio, atua na absorção da glicose. O ferro aparece em pequena quantidade, mas é componente da hemoglobina, substância encarregada de transportar o oxigênio para as células.

Todas as propriedades citadas referem-se somente ao grão, sem película vermelha, que também tem qualidades nutricionais. Cada 100 gramas de amendoim possuem apenas três gramas de película, composta por 12,2% de proteínas ; 1,2% de gorduras; 49,2% de carboidratos; 2% de vitaminas e minerais e oito calorias. Depois de conhecer os benefícios é hora de aproveitá-lo na alimentação. Versátil, além do tradicional amendoim torrado , ele pode ser empregado em bolos, recheios, sorvetes, pudins, saladas, farofas, molhos etc.
 

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