Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 03:37:48
EM CAMPO LARGO  | 21º
Saúde

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS 19/09/2013

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS 19/09/2013

19/09/2013

São alimentos geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro. O DNA desses alimentos é modificado.

Em algumas técnicas, são implantados fragmentos DNA de bactérias, vírus ou fungos  no DNA da planta. Esses fragmentos contêm genes que codificam a produção de herbicidas. As plantas que receberam esses genes produzem as toxinas contra as pragas da lavoura, não necessitando de certos agrotóxicos. Algumas são resistentes a certos agrotóxicos, pois em determinadas lavouras precisa-se exterminar outro tipo de vegetal, como ervas daninhas, e o mesmo agrotóxico acaba prejudicando a produção total.

Alguns produtos são modificados para que contenha um maior valor nutricional, como o arroz dourado da Suíça, que é muito rico em betacaroteno, substância precursora de Vitamina A. O arroz é um alimento muito consumido em todo o mundo, e quando rico em betacaroteno, ajuda a combater as doenças por deficiência de vitamina A. Alguns vegetais são modificados para resistirem ao ataque de vírus e fungos, como a batata, o mamão, o feijão e banana. Outros são modificados para que a produção seja aumentada e os vegetais sejam de maior tamanho. Existem também alimentos que têm o seu amadurecimento prolongado, resistindo por muito mais tempo após a colheita.

Alguns Pontos positivos
•Aumento da produção
•Maior resistência à pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos)
•Resistência aos agrotóxicos
•Aumento do conteúdo nutricional
•Maior durabilidade e tempo de estocagem
Alguns Pontos Negativos
•A seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas.
•Eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas.
•Aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas

Segurança
Muitas plantas são cultivadas e analisadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), porém a comercialização dessas especialidades ainda não está autorizada.
Muitos transgênicos ainda não são autorizados para serem comercializados em decorrência da polêmica gerada pelo impacto ambiental e reações alérgicas já observadas em algumas pessoas. A empresa responsável pela autorização do plantio e comercialização é a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).