VERSÃO IMPRESSA
anteriores
EM CAMPO LARGO 15º | 25º

Terça-feira | 20 de Outubro de 2020 16:51
Terça-feira | 20 de Outubro de 2020 16:51
VERSÃO IMPRESSA
EM CAMPO LARGO 15º | 25º

Açucar de côco 26/03/2015


Por: Ana Lúcia

26/03/2015

O Açúcar de Coco é extraído do fluido das flôres da Palma de Coco, quando as folhas são colhidas, o seu néctar é retirado e aquecido ligeiramente num caldeirão ficando um caramelo espesso, ao esfriar é triturado em pequenos cristais. Estes cristais dissolvem-se facilmente e dão um agradável sabor doce a todas as receitas.

Este açúcar retém um pouco dos nutrientes encontrados na palma de coco, mas não há muitos dados sobre isso. O açúcar de coco contém vários nutrientes, como ferro, zinco, cálcio e potássio, além de alguns ácidos graxos de cadeia curta, polifenóis e antioxidantes, que também pode fornecer alguns benefícios para a saúde.

Contém uma fibra chamada inulina, que podem retardar a absorção de glicose e explicar porque o açúcar de coco tem um índice glicêmico mais baixo do que o açúcar comum de mesa. Esta é a mesma substância presente na biomassa de banana verde. O índice glicêmico representa a velocidade em que o carboidrato é digerido e transformado em açúcar no sangue. Ao consumir alimentos de alto índice glicêmico, ou seja, que são digeridos mais rapidamente, a quantidade de açúcar no sangue aumenta, sendo necessário liberar maior quantidade de insulina para normalizar a glicemia sanguínea. Essa situação pode sobrecarregar o pâncreas, ocasionando resistência à insulina e até mesmo diabetes. E o trabalho mostrou que o IG do açúcar de coco foi menor do que o açúcar de mesa (sacarose).

O Açúcar de Coco é conhecido por ser o adoçante mais sustentável do mundo. As palmas de Coco que são diferentes das de onde se extrai o óleo de Palma, produzem 75% mais açúcar que a cana de açúcar e requerem menos água e nutrientes.
Apesar dos benefícios, é importante notar que o açúcar de coco não é menos calórico do que o refinado.

A diferença é que, enquanto o segundo apresenta alto teor calórico e quase nenhum teor nutritivo – ou seja, é uma caloria vazia – o segundo oferece as mesmas calorias com bastante nutriente.

 

2664 visitas






Sua Opinião





Últimas Notícias