Quinta-feira às 18 de Abril de 2024 às 01:44:36
EM CAMPO LARGO 12º | 23º
Saúde

Abril Marrom destaca a importância da atenção aos olhos e prevenção da cegueira

Estima-se que pelo menos 1,2 milhão de pessoas sejam atingidas pela cegueira e em muitos casos ela pode ser evitada e até mesmo tratada. O mês Abril Marrom foi instituído pelo governo do Estado justamente para alertar a po

Abril Marrom destaca a importância da atenção aos olhos e prevenção da cegueira

Hoje, no Brasil, estima-se que pelo menos 1,2 milhão de pessoas sejam atingidas pela cegueira. O que poucas pessoas sabem é que a cegueira pode muitas vezes ser evitada e até mesmo tratada, sendo essa para apenas alguns casos. O mês Abril Marrom, uma iniciativa do Hospital de Olhos do Paraná, foi instituído pelo governo do Estado justamente para alertar a população sobre doenças que podem acometer os olhos e causarem essa condição.

Murilo Dallarmi Carneiro, médico oftalmologista da unidade campo-larguense do Hospital de Olhos, conversou com a Folha de Campo Largo e explicou as principais causas de cegueira hoje. “Hoje temos três grandes causas para a cegueira na população, que são a catarata, o glaucoma e a retinopatia diabética. São doenças que podem acometer pessoas de quaisquer idade, mas existem faixas etárias mais propensas, como, por exemplo, catarata em pessoas com mais de 50 anos e glaucoma em pessoas acima dos 40 anos.”

O médico explica que hoje as atenções se voltam especialmente para prevenção do glaucoma. “Hoje o glaucoma é o grande causador de cegueira e ela é irreversível, ou seja, não há tratamentos disponíveis que façam a pessoa enxergar novamente. O glaucoma não apresenta qualquer sintoma e quando começa a dar sinais, já pode ser tarde”, diz.

O glaucoma surge quando há apresentação de danos ou lesões no nervo óptico. Com isso, começam a surgir “pontos cegos” na visão, mas tudo de forma bastante discreta ou imperceptível, o que faz com que a pessoa não apresente sintomas. A cegueira aparece quando o nervo óptico já está comprometido. A estimativa atual é que 70% das pessoas que possuem glaucoma não estejam em tratamento. O tratamento consiste no uso de colírios e cirurgias, se necessário.

A retinopatia diabética também é uma doença assintomática, causada diretamente pela diabetes, que hoje atinge pelo menos 15 milhões de pessoas no país. “É importante que os diabéticos também tenham acompanhamento do médico oftalmologista. Acontece que neste caso acontece uma interferência direta na função dos vasos sanguíneos, que levam sangue e oxigênio para as células da retina, desencadeando, assim, a doença que pode causar a cegueira”, explica.

Outra causa de cegueira é a catarata, uma doença que atinge especialmente pessoas com idade já mais avançada. “Essa é uma cegueira reversível por meio de cirurgia. A pessoa sente que a visão já não é mais a mesma e sempre há uma espécie de neblina, uma visão fosca das coisas, sem definição”, descreve o médico.

A catarata pode aparecer por inúmeros fatores, mas principalmente pelo envelhecimento natural do cristalino, por isso pessoas com mais de 50 anos precisam comparecer às consultas médicas com oftalmologista de acordo com a recomendação do mesmo.

Prevenir é a

melhor solução

A prevenção é o melhor caminho para evitar problemas no futuro e isso inclui consultas médicas anuais, no mínimo. “É importante que desde pequenas as crianças sejam levadas ao oftalmologista. Isso porque há alguns problemas de visão que atingem crianças e podem ser tratados ainda na infância. Nesta situação em específico, tratando sobre cegueira, temos algumas doenças congênitas que acabam atingindo as crianças e que devem ser tratadas. Algumas delas não são identificadas em uma consulta rotineira dentro de um consultório pediátrico, mas serão observadas por um médico oftalmologista”, destaca.

O cuidado é válido para todos, independente da idade, mas pessoas com idade mais avançada também precisam ficar atentas às consultas com oftalmologistas. “Também destaco a importância de pessoas que usam muito computadores, celulares e assistem muita televisão sobre a necessidade de procurar um médico oftalmologista. O uso dessas tecnologias podem deixar a vista mais cansada pelo esforço que a pessoa faz ao usá-los”, finaliza.