Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 06:28:55
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Saúde

A fruta mais comum e mais energética

16-10-2009

A mais tropical das frutas é uma das maiores aliadas dos praticantes de esportes.

A fruta mais comum e mais energética

16-10-2009

A mais tropical das frutas é uma das maiores aliadas dos praticantes de esportes, em especial, dos corredores. A banana é rica em carboidratos, que é a fonte de energia rápida mais usada pelo organismo.
     A fruta também é ótima fonte de potássio, mineral importante para o bom funcionamento dos músculos, e de vitamina B6, que ajuda na formação de células do sangue. “Atletas costumam consumir banana para garantir melhores desempenhos musculares, além de ser uma das fontes preferidas de carboidrato para antes, depois ou durante o treino.
Carboidrato
     O principal motivo pelo qual a banana é uma das frutas mais consumidas durante as provas e treinos é sua fácil digestão. “Por ter uma boa quantidade de carboidrato, é possível recuperar as reservas energéticas até durante o exercício”.
Potássio
     Além da água, o corpo perde potássio, sódio e cloreto no suor durante o exercício. Por isso, é importante repor todos esses minerais.
     “O potássio é o responsável por auxiliar na contração muscular e a falta da substância é relacionada à ocorrência de câimbras”. Mas a ausência de potássio não é o único motivo desse distúrbio. O esgotamento muscular e a falta de sódio, perdido por meio do suor, também são causas comuns de câimbras.
Vitamina B6
      Essa vitamina está associada ao metabolismo energético, ou seja, ajuda o organismo a quebrar o glicogênio muscular em vez de usar as proteínas do músculo para ter energia.

Dra. Ana Lúcia B. Kuroski Nutricionista - CRN8/601. Pós Graduada e Especialista em Nutrição Clínica (UFPR). Atendimento: Centro Médico São Camilo - 3ª e 5ª feiras (outros dias no consultório particular com horário marcado). Fone: 3032-5020.