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A criança e o fast food 29/05/2014


Por: Ana Lúcia

29/05/2014

A mania de comer rápido, fácil e gostoso, proveniente dos costumes americanos, faz atualmente parte do cotidiano de muitas crianças no Brasil. Com inúmeras opções como hambúrgueres, batatas assadas e recheadas, massas e pizzas, os fast foods, apesar de serem uma opção rápida e gostosa, pode constituir excesso de gordura na alimentação, e predispor a criança à erros alimentares e até à obesidade. Para que esses males sejam evitados, aí vão algumas dicas tornando esta mania mais saudável e não menos divertida.

Batatas assadas e recheadas

Foi a tradição inglesa que trouxe ao Brasil as batatas assadas e recheadas, no começo da década de 80. Ricas em carboidratos, vitaminas do complexo B e vitamina C, as batatas podem ter seu valor nutricional enriquecido pelos recheios e, eventualmente, substituir uma refeição. Mais uma vez, o excesso de gordura deve ser evitado. Desta forma, os melhores recheios são os de frango, brócolis e vegetais em geral, bem como queijos magros , atum, entre outros. Essas refeições devem sempre vir acompanhadas por um suco de frutas para melhorar o teor de vitaminas, e a casca, que na maioria das vezes é dispensada deve ser consumida, pois fornece fibras e vitamina C.

Os Hambúrgueres

Do ponto de vista nutricional, o sanduíche de hambúrguer apresenta os três grupos de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. O pão, rico em carboidratos, fornece energia para as funções em geral, a carne contém proteína, nutriente essencial para formação e reparação de todos os tecidos do corpo, e fundamental para o crescimento e o alface e tomate, apesar de estarem em pequena quantidade, contêm as vitaminas, minerais e fibras, responsáveis pelo controle das reações do corpo.

No entanto, o grande inconveniente do hambúrguer é o excesso de gordura em sua composição. Muitas vezes dispensar a maionese pode ser uma boa saída para não desequilibrar nutricionalmente o sanduíche. Para completar as vitaminas e minerais, o ideal é que seja consumido também um suco natural.

As Sobremesas

É difícil resistir a tentações como: sorvetes, tortas, mousses, bolos.

No verão, uma ótima opção fica por conta dos sorvetes, que além de serem refrescantes, fornecem cálcio, proteínas, quando feitos de leite, e vitaminas e minerais, se feitos de frutas. Os sorvetes feitos à base de iogurte (os frozens), apresentam valor nutricional interessante: mais proteína e menos gordura, além de apresentarem maior quantidade de cálcio. Com diferentes coberturas, podem e devem ser oferecidos às crianças.

Nas docerias são encontrados os deliciosos bolos e mousses. Esses, por sua vez, apresentam grandes quantidades de açúcar e gordura, e devem ser consumidos esporadicamente. Os doces dietéticos não devem ser consumidos por crianças, a não ser que sejam diabéticas.

Para tornar os Fast Foods uma prática saudável, a dica é não exagerar. Se no dia-a-dia a criança tem um hábito alimentar saudável e o consumo de Fast Foods for esporádico e equilibrado, certamente esses alimentos contribuirão apenas com sabor e prazer.
 

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