Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 01:44:58
EM CAMPO LARGO 11º | 22º
Política

Ratinho Jr. reúne lideranças políticas em Campo Largo

O pré-candidato ao Governo do Estado Ratinho Jr. esteve em Campo Largo para buscar sugestões para incluir em seu Plano de Governo. Ele destacou sua relação com o município e falou sobre planejamento

Ratinho Jr. reúne lideranças políticas em Campo Largo

Como um cidadão que viveu sua infância em Campo Largo, o pré-candidato a governador do Paraná, Ratinho Jr., escolheu o município para sediar um dos seus encontros democráticos, ação que acontece há um ano pelo Estado. O evento foi realizado no Hotel Campo Largo Express na noite da última quarta-feira (16).

Em seu discurso, Ratinho Jr. falou do tempo em que viveu aqui e ressaltou a presença de seus familiares, lembrando do tempo em que seus tios trabalhavam em uma oficina de geladeira. “Campo Largo faz parte da minha vida e da minha família”, destaca ele, que aos 02 anos veio com seus pais morar de favor na casa de uma tia, depois que seu pai ficou desempregado.

Com uma grande extensão e número de habitantes superior a países como Portugal, por exemplo, Ratinho afirma que o Paraná tem que ser pensado e governado como um país. “Estamos caminhando por todo o Paraná há mais de um ano para ter uma radiografia do que o Paraná precisa. Geralmente candidatos pegam técnicos que dizem o que é bom, mas muitas vezes não têm conhecimento da realidade de cada região. O Paraná tem vocações e demandas diferentes em cada região. Precisa ser planejado conhecendo a exatidão, para médio e longo prazo”, enfatiza. Segundo ele, grandes nações do mundo conseguiram dar um salto de qualidade com grande planejamento e buscando sua vocação, o que fazem de melhor. Com isso, entende que é este o caminho que o Paraná deve seguir.

“O Paraná produz alimento para o mundo”, ressalta, afirmando que essa é a vocação do Estado. Comenta que comida hoje é um problema mundial, mas que o Paraná é o maior lugar no mundo, por metro quadrado, que mais consegue produzir comida com alta escala e variedade. “Hoje precisamos construir um Estado que consiga transformar esses alimentos. Esta é a grande saída do Paraná para gerar riqueza. O agronegócio é muito forte”, completa.

Outro ponto destacado por ele é a segurança pública. Destacou que 85% das armas do crime organizado no País entram pelo Paraná, que faz fronteira com o Paraguai e Argentina. Por isso, precisa implantar tecnologia para auxiliar na segurança. “A Polícia ainda usa rádio amador da década de 70”, detalhou.

Em seu discurso, enalteceu que não existe dinheiro público, que é a força do trabalhador que gera riqueza. “O Governo pega parte desta riqueza para prestar serviço para a população e muitas vezes não é de qualidade. Precisamos construir política pública modernizada e especializada na prestação de serviço, com mais agilidade e transparência. Impostos não pagam mais este elefante que foi criado, é muito gasto. Tem que enxugar, o mundo não admite mais isso. Temos que ter uma oxigenação na política e a minha geração tem obrigação de entregar um novo Brasil para a geração que está vindo”, concluiu, detalhando que quer cortar gastos público, como exemplo está no seu Plano de Governo diminuir de 28 secretarias estaduais para 15, mas que o ideal é chegar em 12.

Sugestões

O Paraná Inovador é uma iniciativa do PSD que reúne lideranças de todo o Estado. Um encontro suprapartidário onde os participantes têm a oportunidade de opinar, de sugerir ideias para o Plano de Governo que o PSD apresentará a todos os paranaenses. Além da participação aqui no evento, os paranaenses também podem trazer suas ideias para o pré-candidato ao Governo do Paraná, Ratinho Júnior, através do site www.paranainovador.com.br.

Campo-larguenses presentes no evento deram suas sugestões ao Plano de Governo de Ratinho Jr. Ermínio Sant’ana falou sobre a importância da manutenção do piso mínimo regional. Bruno Boaron pediu um compromisso do pré-candidato para viabilizar com melhor infraestrutura o distrito industrial próximo à Bateias.

Luiz Mazza pediu a terceira faixa na BR-277 ou uma nova via, talvez pela Ferraria, para melhorar o fluxo de veículos entre Campo Largo e Curitiba. Toninho Carvalho falou sobre o alto custo do pedágio no Paraná comparado a outros estados, sendo uma preocupação a renovação do contrato com a atual concessionária.

Marcelo Weber afirmou que o Estado está na vanguarda na construção de um modelo de Garantia de Crédito ao pequeno e microempresário. Questionou a possibilidade do plano de governo do PSD contemplar que os recursos do Fundo de Aval Garantidor sejam utilizados para capitalizar os fundos garantidores das SGC ou de uma SGC de segundo grau para que estas instituições ampliem a sua atuação.

Também teve pedido de ligação da Estrada do Cerne com outros locais, solicitação de que a Sanepar leve água para o interior, como a região de Bateias. Pedem que o Hospital Infantil tenha atendimento aberto para Campo Largo.

Juliano Toppel falou que a Substituição Tributária, que deveria ser utilizado como mecanismo de exceção na forma de tributar, tem se transformado em regra no Estado, o que tem tirado a competitividade das empresas, quando não forçado empresas a instalarem-se em outros Estados. Juliano também destacou o alto valor do gás comparado ao valor praticado em Santa Catarina.

Representantes de outros municípios pediram para todo o Estado melhor asfalto e com acostamento para maior segurança. Para o Norte do Paraná foi argumentada a necessidade de um hospital regional.

A deputada Mara Lima pediu ao Ratinho que, se eleito, não trate a mulher apenas como uma cota, que ela quer igualdade em todos os setores. O deputado Recalcatti falou sobre desemprego, segurança pública e também sobre o excesso de radares com limite de velocidade de 40km/h.

Autoridades

O deputado estadual Alexandre Guimarães, que representa o Município, disse que a política é a forma de transformar a vida das pessoas e define o dia a dia de cada um. Parabenizou quem participou e deu opinião do que almejam para o governo do Estado e afirmou que é preciso planejamento para atrair investimento e promover desenvolvimento social.

Também estiveram presentes no evento o deputado estadual Márcio Nunes, líder do PSD na Assembleia Legislativa do Paraná; deputado estadual delegado Recalcatti (PSD); deputado estadual Mauro Moraes (PSD); deputada estadual Mara Lima (PSC); deputado estadual e pré-candidato ao Senado, Ney Leprevost (PSD). Também entre as lideranças partidárias estaduais estiveram o Waldemar Jorge, presidente do PRB do Paraná; e Rudson Weber, secretário geral do Avante do Paraná. Vereadores de diversos municípios como Pinhais, Piraquara, Pinhalão e Santa do Itararé; sendo de Campo Largo a presença do Clairton, o Alemão (DEM).

O evento marcou o lançamento da pré-candidatura a deputado federal do vereador Giovani Marcon, do PSC. Também como pré-candidato a federal o ex-campeão de MMA, Wanderley Silva, presente no evento.

Fotos: Rodrigo Félix Leal