Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 06:23:10
EM CAMPO LARGO 11º | 22º
Política

Projeto de Desenvolvimento

22-12-2009

Em 2010 o Paraná conhecerá um verdadeiro projeto de desenvolvimento, afirma Osmar Dias.

Projeto de Desenvolvimento

22-12-2009

Em 2010 o Paraná conhecerá um verdadeiro projeto de desenvolvimento, afirma Osmar Dias
O pré-candidato do PDT ao governo do Paraná e líder do partido no Senado Federal, Osmar Dias, fala nesta entrevista exclusiva do seu trabalho pela construção de um projeto de Estado e dos desafios para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses.
     Numa ação inédita no Paraná, Osmar Dias tem percorrido todas as regiões do Estado coordenando os debates do Projeto Paraná, que será a base do plano de desenvolvimento a ser apresentado à população em 2010. De abril a dezembro de 2009, Osmar ouviu os cidadãos paranaenses em 13 encontros regionais debater soluções para a construção de um Estado melhor para todos. “Há mais de 30 anos eu percorro este Estado e cada vez que ando por uma região aprendo mais. É assim com o Projeto Paraná, que iniciamos em abril e chegamos à décima terceira etapa neste mês de dezembro. Ouvimos as pessoas em 13 regiões com a humildade de saber que é conversando com a população que tiramos as melhores idéias e as melhores propostas. Todos aqueles que exercem um cargo público ou querem exercê-lo têm que estar preparados e conhecer o que a população está pensando. O projeto Paraná é assim e irá continuar. Até maio do ano que vem vamos percorrer todas as regiões para termos um projeto completo sobre o Estado. Estou muito feliz de poder contar com a parceria de milhares de paranaenses ajudando a construir um projeto de futuro para o nosso Estado”, afirma Osmar Dias.
     De Norte a Sul, Leste a Oeste, o Projeto Paraná mobilizou milhares de cidadãos paranaenses que, pela primeira vez, tiveram a oportunidade de discutir e participar da elaboração de um projeto de desenvolvimento para o Estado. Os debates tiveram início em Foz do Iguaçu, em 25 de abril; seguiram a Maringá, em 9 de maio; Paranaguá, em 6 de junho; Colombo, em 27 de junho; Campo Mourão, 11 de julho; Guarapuava, 26 de setembro; São José dos Pinhais, 3 de outubro; Araucária, em 17 de outubro; Ponta Grossa, em 7 de novembro; Umuarama, em 14 de novembro; Francisco Beltrão, em 21 de novembro;  Palotina, em 28 de novembro e Londrina em 5 de dezembro. 
     “O melhor do Projeto Paraná é dar oportunidade para que pessoas que entendem da região onde vivem possam dar a sua idéia. O mais importante é ver o entusiasmo dos cidadãos paranaenses que não aceitam mais que um projeto seja feito em uma sala fechada em Curitiba e depois levado para as demais regiões do Estado”, salienta Osmar Dias.
Desafios
     Segundo Osmar Dias, dos debates realizados até agora a necessidade de se investir na vocação do Paraná foi um dos destaques. “A questão que é sempre lembrada é que a agricultura é a vocação econômica. Isso não se discute no Estado. Quem quer discutir isso vai na contramão do que a realidade impõe”, observou.
     O líder pedetista ressaltou ainda que, no que diz respeito às obrigações do Estado, as áreas da Saúde e da Segurança são as que mais preocupam a população. “Eu diria que a saúde hoje é uma grande preocupação.  No ano de 2008, as famílias brasileiras gastaram R$ 130 bilhões, com medicamentos, hospitais e médicos.   Enquanto isso, a União os estados e municípios juntos investiram R$ 93 bilhões. Isso denuncia que os poderes, principalmente os estados e a União, não estão cumprindo a obrigação de investir o que a Constituição prevê na área da saúde. Por isso a aprovação da Emenda 29, que obriga a aplicação integral de 10% do orçamento da União, 12% pelos Estados e 15% pelos municípios”, disse.
Para Osmar Dias, a saúde pública necessita ainda de melhoria na gestão. A proposta do líder pedetista para o Paraná é a de integrar as universidades no atendimento à saúde estaduais com a participação dos docentes, acadêmicos e residentes da área da saúde no atendimento regionalizado. “Com esta integração iremos proporcionar o atendimento mais adequado à população, uma vez que hoje faltam profissionais na área da saúde. Posso citar um exemplo de um município paranaense que tem seis mil habitantes e uma demanda de 25 mil consultas na área da saúde. Isso mostra que o atendimento público é uma exigência da população. Construir hospitais é um passo para atender à necessidade de atendimento. Por isso é necessário incorporar o potencial das universidades”, salientou.
Para a área da segurança pública, Osmar Dias entende que é necessário agir na  recuperação do efetivo policial e em ações preventivas. “Se considerarmos os indicadores sociais dos três estados do Sul podemos ver que o Paraná apresenta índices inferiores aos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas os índices econômicos do Paraná são superiores. Isso não é coerente. Os indicadores sociais estão diretamente ligados aos índices de violência. Por isso é necessário investir na educação em tempo integral para as crianças, na criação de núcleos de capacitação para os jovens e no combate às drogas, com o aumento do policiamento na fronteira e a parceria entre estado, municípios e as Forças Armadas”, frisou. Na opinião de Osmar Dias, é também obrigação do poder público, recuperar aqueles que hoje são dependentes de drogas com o suporte do Estado.
     O líder do PDT ressalta que as ações para o desenvolvimento do Paraná dependem de que o Estado ponha em prática uma política de recuperação da capacidade de investimento, sem que o contribuinte seja onerado com mais impostos. “Se criarmos incentivos para que as pessoas exijam a nota fiscal estaremos reduzindo a sonegação. Hoje o Paraná tem 2,8% de capacidade de investimento. A política fiscal do Estado promoveu, por um lado, o incentivo a micro e pequenas empresas, o que é muito positivo e precisa continuar. Temos que implantar um sistema moderno de arrecadação que combata a sonegação. Também temos que acabar com a multa que o Estado paga à União em função dos precatórios do extinto Banestado, uma luta que assumi no Senado e que tem que ser encampada por toda a sociedade organizada paranaense. É possível retomar a capacidade de investimento do Estado e acabar com a multa que hoje torna o Paraná inadimplente e impossibilitado de tomar novos financiamentos. Entendo que, uma vez resolvida a questão da multa e com o fim da inadimplência, é necessário definir áreas prioritárias para que o Paraná tome empréstimos de longo prazo. Acho que são importantes investimentos nas áreas da habitação, na qual temos déficit; na recuperação das escolas, para que seja possível o avanço na educação e também na recuperação das nossas estradas. Com a recuperação da capacidade de investimento e empréstimos para investimentos estratégicos, teríamos sobra de caixa para investir também em outras áreas”, explicou.

Aliança com
os paranaenses

     Osmar Dias destaca que os debates sobre as prioridades para o Estado feitos no Projeto Paraná representam a verdadeira aliança na construção de um projeto de desenvolvimento para. “O interesse público, da coletividade estão acima de qualquer questão político-partidária. Entendo que a aliança maior tem que se dar em torno de um projeto que dê respostas às demandas dos paranaenses e que possibilite que o nosso Estado retome o crescimento e o desenvolvimento. Você tem que conquistar os cidadãos pelas propostas que tem. A população sabe o que quer e não aceita mais projetos tirados de gavetas, gerados em salas fechadas e impostos de cima para baixo. Respeitar a verdadeira vocação do Paraná, conhecer as demandas de cada uma das regiões e saber o que o povo precisa é uma questão de responsabilidade de quem pretende governar este Estado”, afirma Osmar Dias.