Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 12:19:26
EM CAMPO LARGO  | 21º
Política

Para fortalecer os CONSEG

Daqui a duas semanas, no próximo dia 14 de outubro, acontecerá no Plenarinho da Assembleia Legislativa o “Encontro Para o Fortalecimento dos CONSEG”

Para fortalecer os CONSEG

Daqui a duas semanas, no próximo dia 14 de outubro, acontecerá no Plenarinho da Assembleia Legislativa o “Encontro Para o Fortalecimento dos CONSEG”. O evento tem como objetivo reunir diretores e membros de Conselhos Comunitários de Segurança, lideranças de bairros, voluntários, empresários e demais interessados para receberem instruções e orientações sobre como organizar e formalizar um CONSEG. Também serão dadas dicas de como viabilizar captação de recursos para investir nas forças da segurança pública.

Os CONSEG são o principal instrumento que a sociedade possui em torno do qual pode se mobilizar, organizar e participar das decisões sobre as questões da segurança pública em bairros, comunidades ou cidades. Ao propor a realização do “Encontro Para o Fortalecimento dos CONSEG”, tenho a intenção de facilitar e pavimentar caminhos entre a comunidade e as forças de segurança para que possam estabelecer constante diálogo para o aperfeiçoamento da segurança comunitária.

Ao contrário do que se imagina, as ações dos CONSEG podem ir muito além das reuniões com os agentes da segurança pública, como comandantes de Batalhões da PM ou Delegados da Polícia Civil. Os líderes dos CONSEG podem realizar ações simples, como organizar grupos de Whatsapp para alertar sobre delitos e crimes entre moradores de determinada rua ou região. Ou criar páginas nas redes sociais para divulgar e informar sobre ocorrências policiais.

Eles também podem realizar ações mais complexas, que exigem planejamento e organização burocrática. Por exemplo, captar recursos de algumas fontes públicas que podem ser investidos em estrutura física ou para equipar as polícias. Em Bandeirantes, no Norte Velho do Paraná, o CONSEG viabilizou recentemente recursos de multas aplicadas pela Justiça do Trabalho a uma grande indústria da região. Ao apresentar um projeto de reforma da Delegacia de Polícia, a própria Justiça do Trabalho repassou os recursos para o CONSEG para as obras.
 Claro que, para viabilizar esse tipo de projeto, é preciso muita organização. Por isso, o “Encontro Para o Fortalecimento dos CONSEG” contará com palestras de profissionais que há muito tempo trabalham com o chamado Terceiro Setor, que é formado pelas organizações sem fins lucrativos e não governamentais que têm como objetivo gerar serviços de caráter público. É o caso dos CONSEG, cujos participantes são voluntários interessados em melhorar a segurança de todos. Acesse no Facebook o evento “Encontro Para o Fortalecimento dos CONSEG” e obtenha mais informações.

*Rubens Recalcatti é Deputado Estadual pelo PSD
dep.delegadorecalcatti@gmail.com
https://www.instagram.com/delegadorubensrecalcatti/
https://www.facebook.com/DelegadoRecalcatti/
https://www.recalcatti.com.br/