Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 06:54:37
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Política

Morre Newton Puppi

05-04-2010
Prefeito de Campo Largo por três gestões, Newton Luiz Puppi faleceu em sua residência, às primeiras horas da madrugada desta segunda-feira (05).

Morre Newton Puppi

05-04-2010

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (05), aos 77 anos de idade, o ex-prefeito de Campo Largo, Newton Luiz Guido Puppi. Dono de um currículo invejável na administração pública do Município, Newton foi três vezes prefeito de Campo Largo, nas gestões 1963/1969, 1977/1982 e 1997/2000. Advogado foi, também, gerente da agência da Caixa Econômica Federal. Nomeado pelo governador Emílio Hoffmann Gomes, em 1974 exerceu o cargo de Diretor do Departamento de Aplicação do Capital do IPE (Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Estado, e mais tarde foi conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Paraná.

Profundamente envolvido na política do Município, Newton foi uma figura admirada por muitos, e adversário difícil para outros. Em uma das suas últimas cartadas políticas, em 2003, não querendo mais ser candidato a prefeito, lançou o empresário do ramo farmacêutico, Edson Basso para concorrer à Prefeitura do Município. A disputa foi contra o seu então maior adversário, prefeito Affonso Guimarães. Basso venceu e Newton comemorou mais uma vitória, mas meses depois afastou-se da administração.

Quem era
Construir escolas, estradas, unidades de saúde e centros esportivos, conjuntos habitacionais, eram necessidades urgentes, do Município, na primeira e na segunda administração de Newton Puppi. Ele enxergou estas necessidades e foi buscar apoio político no Governo do Estado, para supri-las. As grandes realizações dos seus três governos ficaram marcadas na cidade. Marcelo Puppi, um dos quatro filhos, tem na memória da história de vida do pai, que venera e segue como um Norte, um exemplo.

"O pai, ainda jovem, trabalhava na loja da família, montou a Pupi Magazin, depois passou num concurso da Caixa Econômica e entrou na política apoiando a candidatura do ex-governador Ney Braga, na sua primeira eleição. Eleito, Ney Braga apoiou a candidatura de Newton para prefeito, que ele venceu por três votos. Tinha 27 anos", lembra Marcelo.

"Terminado o mandato ele voltou para a Caixa e assumiu a gerência. Depois saiu candidato a prefeito pela segunda vez, e venceu. No final do mandato Ney Braga o nomeou conselheiro do Tribunal de Contas, onde ele ficou de 1982 a 1996. Se elegeu pela terceira vez para o mandato 97/2000, e em 2003 lançou Edson Basso como candidato a prefeito", concluiu Marcelo.

Realizações
A primeira administração de Newton Puppi teve algumas marcas importantes, como o asfaltamento da Desembargador Clotário Portugal, a primeira rua asfaltada da cidade. Newton criou a Cocel, a Água-lar, ampliou o Cemitério Municipal, construiu o prédio da Prefeitura Municipal, na Rua do Centenário (hoje Escola Municipal Reino da Loucinha), a Escola Clotário Portugal e o primeiro conjunto habitacional de Campo Largo, e também primeiro do Brasil, a Populares Velha.

Nesta época o Município viveu um "boom" de desenvolvimento da indústria cerâmica e Campo Largo foi escolhido como um dos dez melhores municípios do país, para se viver. Ruas centrais asfaltadas ou pavimentadas com blocos de cimento ou paralelepípedo, a cidade era um exemplo a ser seguido. Era a época das "Cidades de Ouro", anualmente escolhidas por revistas de circulação nacional.

No segundo mandato Newton Puppi construiu o Conjunto Habitacional Águas Claras, o núcleo Matias Batista, um projeto de desfavelamento no Itaqui, as escolas consolidadas de Três Córregos e São Silvestre, a Comlar. Construiu também o Colégio Djalma Marinho e a escola Hans Ernest Schmidt, a Vila Olímpica e deu início aos planos de Desenvolvimento Econômico e o Plano Diretor de Campo Largo. É desta época também a implantação das primeiras vias estruturais de Campo Largo, como a ligação da Rondinha com o centro da cidade, via Avenida Padre Natal Pigatto, a ligação Campo Largo-Bateias e a Campo Largo Itaqui (Expedicionários). Também foram abertas as ruas que liga a Aparecida à Joãon Stukas (Lorenzetti) e as ligações das duas pistas da BR-277.

A segunda administração de Newton Puppi enfrentou, ainda, a primeira grande crise econômica que afetou a indústria cerâmica do Município, com indústrias demitindo, reduzindo a produção, fechando. A crise terminou com a vinda da Germer e da Lorenzetti e a retomada do desenvolvimento.

Quando assumiu a Prefeitura Municipal para a sua terceira administração, Newton Puppi enfrentou outra grave crise econômica. O Município tinha atrasado os salários dos funcionários, o 13º, o pagamento de fornecedores. Nesta época foram implantadas reformas estruturais na Administração Municipal, no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), necessária para equilibrar as finanças do Município, mas que rendeu a Newton Puppi uma forte rejeição da população.

Newton voltou o seu trabalho para a atenção às famílias mais carentes, e construiu todos os centros sociais urbanos que o Município tem, até hoje, o Piá do Ofício (hoje CEMAE), a pavimentação asfáltica do Botiatuva (João Stukas) e outras vias centrais.

Segundo "boom"
Na terceira administração, Newton Puppi comemorou, ainda, uma espécie de segundo "boom" de desenvolvimento econômico do Município, no embalo da globalização da economia. Nesta época os campo-larguenses comemoraram a atração de grandes indústrias para o Município, dentre as quais a Chrysler, a Tritec, a Dana e outras, com forte geração de empregos e uma substancial mudança na economia.

Com as novas indústrias e mais empregos, a cidade sofreu uma radical mudança em seu perfil urbano, sofrendo, também, como os grandes centros, problemas nos transportes e maior demanda nos postos de saúde, nas escolas, na Segu8rança Pública. E com as industriais do ramo automotivo, a cidade começou a viver, também, as oscilações desse mercado.

Esportes
Newton foi um prefeito muito preocupado com o desenvolvimento esportivo dos campo-larguenses. Ele esteve, sempre, entre os que construíram grandes obras esportivas na cidade, como o Estádio do Ferraria, do Internacional, foi presidente do fanático, construiu a Vila Olímpica. Tinha, sempre, entre os amigos, os que batalhavam pelo desenvolvimento do esporte no Município, contribuindo para a conquista de quase todos os títulos da Taça Paraná, das nossas equipes.

Político
Marcelo Puppi retrata o pai como "um homem dedicado à política. Ele deixou, como maior marca, a amizade e a seriedade. Era amigo dos amigos, não sabia dizer não, se sentisse a necessidade de ajudar. Era um home sério, que sabia o que fazer, e como fazer", disse ele. Newton tinha um jeito próprio de fazer política, enxergava as necessidades da população como ninguém, e falava a sua língua. Nas campanhas políticas seus companheiros e admiradores iam às ruas, como se defendessem um time guerreiro, que enfrentavam os adversários com volume, com empolgação. Os resultados, quase sempre, eram-lhe favoráveis.

Marcelo destaca a probidade do pai, "ele viveu a vida inteira para a política de Campo Largo, e apesar de ter sido prefeito9 três vezes, não existe nenhum Puppi nomeado na Prefeitura Municipal.

"Meu pai morreu deixando dois imóveis, a casa que foi comprada com financiamento da Caixa Econômica e uma fazenda, herdada do meu avô. Apesar de ter sido prefeito por três vezes e ampliado o Cemitério Municipal, ele morreu sem ter um lugar para ser sepultado. Vamos sepultá-lo no jazigo da minha avó", disse Marcelo.

Newton deixa esposa, Roseli Fabiani Puppi, e quatro filhos: Marcelo, Cintia, Cristiane e Jeanini, e dez netos.
Colocando o pai entre grandes personalidades políticas, dentre as quais destaca Carlos Zanlorenzi, Leonel Brizola, Ulysses Guimarães, Marcelo Puppi lembra que "existem personalidades políticas que não desaparecem, que nem mesmo o Atestado de Óbito determinam sua morte. E tenho certeza que o pai é uma destas personalidades".

Luto Oficial
Ao saber, na manhã desta segunda-feira, da morte de Newton Puppi, o prefeito de Campo Largo, Edson Basso, decretou Luto Oficial no Município, por três dias. Para a família foi sugerido o velório no plenário da Câmara Municipal, mas a preferência foi pela Capela Municipal, local que facilitaria a grande afluência de público, que efetivamente se verificou desde às primeiras horas da manhã, e principalmente à tarde, na ora do sepultamento.

Ao velório do ex-prefeito, compareceram familiares, autoridades, políticos, e eleitores, alguns dos quais seguidores de Newton desde à sua primeira eleição. Histórias pessoais, algumas carregadas de fortes emoções, foram relatadas em breves palavras, para os familiares mais próximos, em meio aos votos de pêsames.

Mesmo gravemente enfermo, vítima de um câncer nos pulmões, Newton comandou, até os últimos dias, os rumos da sua vida. Depois de uma luta ferrenha contra a doença, e internado na semana passada num hospital da cidade, Newton preferiu voltar para casa, onde recebia a atenção e o carinho da esposa, filhos e demais familiares.