Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 07:21:44
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Política

Lula em Curitiba

22-09-2010

Comício de Lula agita o "gigante" Sítio Cercado em Curitiba

Lula em Curitiba

22-09-2010

O comício que contará com a presença do presidente Lula, ao lado da candidata a presidência, Dilma Roussef, (PT) e do candidato a governador, Osmar Dias (PDT), nesta quarta-feira, à partir das 18h no Sítio Cercado, promete entrar na história do bairro que se orgulha de ser uma "cidade à parte" na região sul de Curitiba.

"(A presença de Lula) vai dar mais moral ainda para o nosso bairro", orgulha-se o comerciante Nilson Luiz de Santos, o Paraíba. Proprietário do bar mais próximo ao Parque do Semeador, local do comício desta noite, Paraíba garante que irá dobrar o estoque de cervejas e refrigerantes que normalmente vende em dias normais. "Se Deus Quiser vou conseguir salvar o mês só com as vendas de hoje", acredita. Ele sorri ao sonhar com a possibilidade da visita presidencial e garante estar preparado. "Se o presidente quiser tomar uma cachacinha especial é só ele atravessar a rua", disse.

Quem também espera chegar perto do presidente é a diarista Magali Silva, cuja residência fica bem em frente ao palco onde o presidente Lula deve discursar hoje á noite. "Vou trabalhar até as sete, mas depois vou assistir sim. O povo aqui vota em quem ele disser", disse.

Segundo bairro mais populoso de Curitiba (com mais de 120 mil habitantes só perde para o CIC com 150 mil), o Sítio Cercado tem o maior crescimento demográfico de toda a cidade e, segundo previsão do IPPUCC, deve assumir em dez anos posto de maior bairro de Curitiba. Região de comércio próspero, estima-se que no Sitio Cercado existam mais de 14 mil postos comerciais, a maioria na Rua Isaac Ferreira da Cruz - a principal via do bairro. As mais de 80 associações de moradores que as diversas vilas e comunidades do bairro mantêm, ajudam a formar no bairro uma agitação política que outros bairros não têm.

É o que afirma o aposentado Armando Ferreira, um dos lideres da comunidade do Bairro Novo A, região do Sítio Cercado que será visitada hoje por Lula. "O bairro é o coração de Curitiba. Nosso bairro é bem cuidado, pois os moradores se mobilizam e fazem parcerias com o poder público. O sítio é quase uma cidade à parte. Temos comércio, trabalho...", explica.

Ferreira lembra que a última vez que o Sítio foi visitado por um presidenciável foi em 1997, quando Fernando Henrique Cardoso fez comício para, segundo ele, mais de 40 mil pessoas. "Naquela vez o povo tava com ele e tinha também shows de duplas sertanejas. Hoje vai ter ainda mais gente", estima o morador, que preside uma associação de defesa dos direitos dos diabéticos no bairro.

Posando de analista político, Ferreira arrisca uma avaliação da situação eleitoral na zona sul da capital. "No começo da campanha o Beto Richa (candidato a governador pelo PSDB) estava bem na frente, pois ele fez obras para a comunidade quando era prefeito. Agora eu acho que a situação se inverteu e o Osmar Dias (candidato do PDT a governador) será mais votado. Também com um cabo eleitoral deste (o presidente Lula), até eu", brinca.

Buchada de Bode

Entre os inúmeros comerciantes do bairro, um se destaca por trazer no cardápio uma iguaria que já deu polêmica em outras campanhas presidenciais: a buchada de bode. José Pedro Moraes, o Doca, que ao lado se sua esposa Leda montou há dez anos a lanchonete que é um pedaço do nordeste na Vila Osternack, garante que única chance de Lula apreciar a autentica buchada piauiense com farofa de cuscuz no sul do país. "Sei que o presidente também é sertanejo e gosta de uma buchada. Ele já está convidado, a lanchonete fica logo ali, a poucas quadras do parque", aponta Doca.

Fonte:Gazeta do Povo