Sabado às 20 de Abril de 2024 às 02:56:04
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Política

Inaugurado novo Forum em Campo Largo

05-03-2010

Com área construída de 4.028m², em terreno de 33.574m², o novo Fórum de Campo Largo foi inaugurado nesta terça-feira (02.

 

Inaugurado novo Forum em Campo Largo

 05-03-2010

  Com área construída de 4.028m², em terreno de 33.574m², localizado ao lado do parque Cambui, o novo Fórum de Campo Largo foi inaugurado nesta terça-feira (02), pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Carlos Augusto Hoffmann e o prefeito de Campo Largo, Edson Basso. A solenidade contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, dos três poderes, funcionários do Poder Judiciário, advogados e o público em geral.
     O novo Fórum homenageia o desembargador Felinto Manoel Teixeira, natural do Maranhão, homem público com grandes serviços prestados ao município e à Justiça do Paraná. Ele iniciou sua carreira como Promotor Público em Paranaguá, em 1892, onde exerceu a função, assumiu a Magistratura e foi nomeado desembargador em 1904, sendo eleito presidente do Superior Tribunal de Justiça do Paraná. Faleceu em 1938.

 Solenidade
     Também foi destaque, na solenidade, a presença de Mário Faraco, cidadão Honorário de Campo Largo, ex-promotor de Justiça, tendo trabalhado na função, por cinco anos, em Campo Largo, deputado estadual por 12 anos e secretário de Estado da Justiça no governo Parigot de Souza. O presidente do Tribunal de Justiça destacou o fato de que Mario Faraco é um dos homens públicos de Campo Largo que defendem a idéias de que o prédio velho do Fórum, na Rua do Centenário, seja doado ao Município para receber a Biblioteca Pública.
     A solenidade contou, ainda, com a presença de várias autoridades, dentre as quais o prefeito de Balsa Nova, Dinho Costa, o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga, que representou o governador do Estado, Roberto Requião.
     Após as bênçãos proferidas por um padre e um pastor, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Augusto Hoffmann declarou aberta a solenidade, seguindo-se a execução do hino Nacional Brasileiro, pela Banda Marcial de Campo Largo.
     O juiz Antonio Franco Ferreira da Costa, diretor do Fórum, foi o primeiro a falar, destacando a importância do novo Fórum. Ele lembrou a história de Campo Largo, desde o ciclo do Ouro, as imigrações polonesa, italiana, portuguesa e alemã, o ciclo do mate, da cerâmica e a modernização. E lembrou que o novo Fórum é parte da modernização da Justiça no Paraná, resultado dos anseios da população, explicando que é uma obrigação do estado, dar ao cidadão condições acesso e dignidade, além de Justiça.
     Em seguida falou o prefeito Edson Basso, que destacou seu sentimento de alegria de, ao lado do presidente do Tribunal de Justiça, inaugurar o novo Fórum de Campo Largo. Disse que esta alegria contagia a todos os campo-larguenses, uma vez que projeta o desenvolvimento do Município, mostrando uma síntese das idéias da sua administração. A obra, segundo o prefeito, é o retorno que a população tem, com a aplicação dos recursos dos impostos, transformado nesse mais elevado s[ímbolo dos nossos direito e de Justiça.
     O presidente da OAB em Campo Largo, Adriano Huber Junior, em seu discurso, disse que a inauguração do novo Fórum simboliza o desenvolvimento do município, lembrando que, há 30 anos, quando ainda era pré-adolescente, passava pela Rua do Centenário e viu pela primeira vez o prédio do Fórum, recém inaugurado e, hoje, está participando da inauguração dessa importante obra. Ele disse que, agora, aquela região da cidade pode ser considerada o centro Cívico de Campo Largo e disse que a OAB Campo Largo, vai construir, bem ao lado, a sua sede própria. Pediu, em forma de desafio, ao presidente do Tribunal de Justiça, a instalação da 2ª Vara Civel, no Município, para dar maior agilidade aos processos e julgamentos. Destacou que a 2ª Vara será um novo marco para a cidade.
     O procurador da Justiça, Dr. Olímpio de Sá Soto Maior Neto, destacou a vida de Mário Faraco, e disse que o Ministério Público é o guardião do Regime Democrático. Lembrou que tem uma ligação forte, com Campo Largo, inclusive familiar, destacando antepassados como as irmãs Maria Madalena e Gertrudes, estas de Clotário Portugal, o coronel Inácio de Sá Soto Maior, Clotário Portugal e Silverio Ruppel, seu bisavô. Disse que o novo Fórum de Campo Largo é uma prova de cidadania e que só através da Justiça, se encontra a paz social.
     Rafael Greca falou em nome do governador Roberto Requião, destacando a modernização da Justiça do Paraná. Disse que esta modernização levará a fazer com que as pessoas não sejam prisioneiras das falsidades das versões, fez votos de que a verdade habite aquela casa, pois ela foi feita para servir à verdade. Lembrou que a sociedade sofre com as drogas, que só no ano passado o Paraná apreendeu dois milhões de pedras de Crack, e perguntou: "Que sociedade se pode construir com pedras de Crack?
    Lembrou, ainda, Greca, da velha chácara do desembargador Clotário de Macedo Portugal, e do progresso que a região teve, ao longo da sua história.
     O presidente do Tribunal de Justiça encerrou a solenidade, após dizer da honra e satisfação de entregar o novo Fórum de Campo Largo e da importância do atendimento, com qualidade, de todos os jurisdicionados da região. Ele destacou que a Comarca de Campo Largo, criada em cinco de junho de 1873, tem, hoje, 137 anos de História, com seriedade, firmeza e responsabilidade de juízes que por aqui passaram, destacando Mário Faraco, hoje com 92 anos, presente na solenidade, e destacou, ainda, a figura do homenageado, Felinto Manoel Teixeira.