Quinta-feira às 18 de Abril de 2024 às 11:58:05
EM CAMPO LARGO 12º | 23º
Política

Darci Piana recebe a Comenda Barão do Serro Azul, da Associação Comercial do Paraná

A insígnia é entregue pela Associação Comercial do Paraná (ACP) a paranaenses ilustres, com destaque na vida social, econômica e política do Estado. O trabalho à frente da Fecomércio-PR e

Darci Piana recebe a Comenda Barão do Serro Azul, da Associação Comercial do Paraná

Um dos principais nomes do setor comercial paranaense, o vice-governador Darci Piana recebeu nesta sexta-feira (6) a Comenda Barão do Serro Azul, insígnia entregue pela Associação Comercial do Paraná (ACP) a paranaenses ilustres, com destaque na vida social, econômica e política do Estado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior acompanhou a cerimônia de homenagem, que aconteceu no Palácio Garibaldi, em Curitiba.

Piana começou a carreira como representante comercial e, logo em seguida, virou empresário do segmento de autopeças. Ele participa do sistema sindical empresarial desde a década de 1990 e, em 2004, assumiu a presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR).

Junto ao trabalho na vice-governadoria, também desempenha o papel de interlocução do governo com o setor produtivo e esteve à frente do Grupo de Trabalho para Coordenação de Ações Estruturantes e Estratégicas para Recuperação, Crescimento e Desenvolvimento do Estado do Paraná, criado para buscar alternativas aos setores impactados pela pandemia de Covid-19.

“A pandemia exigiu muito equilíbrio e diálogo, porque foi uma situação que trouxe muitas dificuldades tanto na saúde como na economia, com grande impacto no comércio de ruas e nos shoppings”, disse. “A interlocução que existe aqui no Paraná entre as entidades do setor produtivo e o Governo do Estado é permeada pelo diálogo, o que foi fundamental para manter nossas empresas abertas ao mesmo tempo em que se tratava da questão da saúde”.

PARCERIA – Ratinho Junior destacou a grande parceria com Piana no Governo do Paraná, salientando sua trajetória no comércio, nas entidades de classe e seu trabalho de ponte entre o governo e a sociedade civil, com o setor produtivo em especial. “Tenho a grande honra de tê-lo como meu vice-governador, uma pessoa que tem uma trajetória de vida fantástica, uma experiência profissional e é um cidadão que sempre ajudou muito o Estado, trabalhando para fortalecer o comércio e, consequentemente, a economia paranaense”, afirmou.

Ele citou o trabalho de planejamento da retomada da economia e suporte aos setores mais afetados pela pandemia, que já tem alcançado bons resultados. “Com essa experiência, ele tem capacidade de atender e buscar soluções de forma muito serena. Por conhecer bem o setor comercial, foi um colaborador neste momento de crise e construiu a interlocução do poder público com o setor”, disse. “Mesmo com a proporção que a pandemia atingiu, conseguimos achar soluções equilibradas para preservar a vida e a saúde e também preservar nossas empresas”.

O presidente da ACP, Camilo Turmina, afirmou que esse diálogo foi essencial para que muitos negócios se mantivessem em pé, mesmo com todas as restrições impostas pela emergência sanitária. “O Piana faz um trabalho fantástico pela Fecomércio, na formação de trabalhadores e inúmeras beneficências. Mas, fundamentalmente, foi o grande articulador e pacificador na reabertura econômica”, disse.

“Em um momento que faltou lucidez a muitas instituições, o Piana teve discernimento ao sugerir um abre e fecha, para harmonizar e criar condições para que saúde e economia pudessem andar juntos”, destacou Turmina. “Com essa comenda homenageamos sempre o nosso patrono do Comércio, o Barão do Serro Azul, e aqueles que se espelham em sua figura. Darci Piana é hoje o nosso Barão do Serro Azul”.

 

Piana começou a carreira como representante comercial e hoje é vice-governador do Paraná. Foto: Ari Dias/AEN

COMENDA – A Comenda Barão do Serro Azul é concedida anualmente pela ACP a personalidades de destaque nos meios econômicos, políticos e sociais que tenham contribuído para o crescimento e valorização empresarial do Estado.

Ela é entregue sempre em 6 de agosto, aniversário de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, patrono do Comércio de Curitiba e do Estado e o único paranaense no Panteão dos Heróis da Pátria. Ele foi o fundador da Associação Comercial do Paraná, em 1890, e de outras entidades da Capital.

“Receber uma homenagem que leva o nome do Barão do Serro Azul, um homem que representou o comércio e tem uma história maravilhosa na nossa Capital, é um grande orgulho. Ainda mais vindo de uma entidade centenária como a Associação Comercial do Paraná, que tem prestado grandes serviços a Curitiba e ao Estado”, acrescentou Piana.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os presidentes do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto; da Sanepar, Cláudio Stábile; da Ocepar, José Roberto Ricken; da Faciap, Fernando Morais; o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita de Oliveira; o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; o comandante da 5ª Divisão do Exército, general Fábio Benvenutti Castro; o superintendente do Sebrae-PR, Vítor Tioqueta; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero; e os ex-governadores Orlando Pessuti e Cida Borghetti.