VERSÃO IMPRESSA
anteriores
EM CAMPO LARGO 15º | 25º

Terça-feira | 20 de Outubro de 2020 05:26
Terça-feira | 20 de Outubro de 2020 05:26
VERSÃO IMPRESSA
EM CAMPO LARGO 15º | 25º

Cidades Históricas: um roteiro para o pós-pandemia

Uma das maiores satisfações de um parlamentar é ver uma proposição legislativa de sua autoria sair do papel e ser colocada em prática.

Por: Por Rubens Recalcatti | Divulgação de atividade parlamentar - conteúdo pago

Uma das maiores satisfações de um parlamentar é ver uma proposição legislativa de sua autoria sair do papel e ser colocada em prática. É o que tem acontecido com a Lei que instituiu o Circuito Turístico «Cidades Históricas do Paraná». Participei na quinta-feira da semana passada, dia 24, de uma reunião organizada pelo Conselho de Cultura e Turismo, da Associação Comercial do Paraná (ACP), com a presença de empresários e empreendedores do turismo, que tratou de planos para o turismo no estado no pós-pandemia. E essa proposta estava no centro desse debate.

A reunião foi aberta pelo presidente da ACP, Camilo Turmina, que ressaltou a importância de o empresariado se preparar para uma nova realidade depois do estado de calamidade provocado pela pandemia da Covid-19. E fiquei muito contente quando ele afirmou que a proposta por mim apresentada «está de acordo com as diretrizes para que possamos retomar as atividades econômicas dentro de alguns meses». Esta foi a primeira de uma série de quatro reuniões que a ACP vai organizar para discutir o turismo no pós-pandemia.

A Lei que criou o Circuito Turístico «Cidades Históricas do Paraná» foi aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada em agosto passado. Agradeço o convite à coordenadora do Conselho de Cultura e Turismo da ACP, Dislene Freitas, que ressaltou a importância de se associar o passado histórico e a formação das cidades do Paraná ao turismo.

O objetivo da Lei é organizar e viabilizar arranjos produtivos e culturais voltados para o turismo em torno da História do Paraná para criarmos um produto em que o rico passado do nosso estado se destaque e chame a atenção tanto dos turistas de fora, como dos próprios paranaenses. A pandemia vai provocar profundas mudanças no setor do turismo por causa de um previsível novo comportamento das pessoas que, em sua grande maioria, vão pensar primeiro na sua segurança e bem-estar, evitando colocar a vida em risco. A proposta do Circuito Turístico das Cidades Históricas do Paraná se insere dentro de um planejamento do pós-pandemia para o turismo paranaense. Com pequenos deslocamentos de carro ou grupos reduzidos, será possível realizar uma viagem no tempo, nas belezas arquitetônicas, na riqueza cultural, na gastronomia e em locais de natureza exuberante e privilegiada. E praticamente todas as cidades que fazem parte desse Circuito Turístico já possuem estrutura receptiva estruturada.

Obviamente que serão necessários investimentos aqui e acolá, além de uma forte presença do Estado organizando e promovendo esse produto turístico. Mas acredito que não poderemos ficar esperando a boa vontade do Estado. E iniciativas como a da ACP será fundamental para que possamos viabilizar este Circuito Turístico.
 
 
*Rubens Recalcatti é deputado estadual pelo PSD

 
dep.delegadorecalcatti@gmail.com
https://www.instagram.com/delegadorubensrecalcatti/
https://www.facebook.com/DelegadoRecalcatti/
https://www.recalcatti.com.br/

 



 














 

 

*Rubens Recalcatti é deputado estadual pelo PSD

283 visitas






Sua Opinião





Últimas Notícias