Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 12:51:43
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Policial

Instrução do Corpo de Bombeiros de Campo Largo

Instrução do Corpo de Bombeiros de Campo Largo

 

Na última sexta-feira, 16 de outubro, uma equipe com 9 bombeiros de Campo Largo, realizou um treinamento nas águas do Rio Açungui. O treinamento teve como objetivo realizar o reconhecimento do rio e praticar técnicas de navegação e resgate em Águas Brancas ou comumente chamadas de corredeiras.    

As técnicas praticadas no rio são as mesmas aplicáveis em situações de salvamento em enchentes e enxurradas que ocorrem no perímetro urbano. A época de estiagem não tem proporcionado ocorrências desta natureza, motivo pelo qual é necessário relembrar as técnicas e procedimentos, para quando as chuvas voltarem a tropa esteja preparada para atuar em situações críticas.

Neste treinamento foram percorridos aproximadamente 23 km de rio em 8 horas de navegação, onde foi exigido preparo e resistência para enfrentar os riscos do rio, que possui corredeiras de nível 3 de dificuldade. A instrução contou com o apoio do guia de Rafting certificado internacionalmente, Jackson James Elias Souza, que tem larga experiencia e temporadas de trabalho como guia de Rafting no Chile e no Estados Unidos.

Tragédia
Em janeiro de 2007 houve uma grande fatalidade nas águas do Açungui, 4 pessoas da mesma família perderam a vida quando tentaram salvar uma garotinha de 10 anos que escorregou e caiu no rio. Equipes do Corpo de Bombeiros localizaram 3 vítimas no primeiro dia e a garotinha 3 dias depois. Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros, trabalharam incessantemente por 30 dias para localizar o soldado do Exército Brasileiro, porém não se obteve sucesso e o corpo do soldado jamais foi localizado.

Homenagem
A instrução supervisionada pelo 2° Tenente Felipe Pacheco, que trabalhando no 2º SGB em Campo Largo, foi nomeada Amarildo José Melo dos Santos em homenagem a memória deste bravo militar que deu sua vida para salvar outrem e nunca mais foi visto.