Quinta-feira às 18 de Abril de 2024 às 09:11:57
EM CAMPO LARGO 11º | 22º
Opinião

Tu te tornas responsável por aquilo que compartilhas

Na última semana, todos nós ficamos surpresos e bastante tristes pelo acidente que acabou vitimando quatro mulheres que estavam em um ponto de ônibus na Linha Verde, em Curitiba. Eram pessoas, amadas por suas famílias, agu

Tu te tornas responsável por aquilo que compartilhas

Tudo bem, sabemos que a frase de um dos maiores clássicos da Literatura Mundial, Pequeno Príncipe, de Saint­-Exupéry, é um pouco diferente, mas logo vamos explicar o sentido dessa frase.

Na última semana, todos nós ficamos surpresos e bastante tristes pelo acidente que acabou vitimando quatro mulheres que estavam em um ponto de ônibus na Linha Verde, em Curitiba. Eram pessoas, amadas por suas famílias, aguarda­das para chegar em casa após um intenso dia de trabalho. Alguns familiares ficaram sabendo da morte das vítimas pelo Whatsapp, por meio de fotos e vídeos expondo os mesmos.   

Hoje, o Whatsapp é uma ferramenta de trabalho para inúmeras profissões, inclusive para o Jornalismo é muito utilizada. Entretanto, nós, profissionais da Comunicação, procuramos utilizar essa ferramenta seguindo os princípios éticos que nos guiam. Isso inclui em não repassar fotos e vídeos contendo pessoas mortas ou em situações delicadas, porque uma vez que a mensagem é encaminhada, você nun­ca sabe onde ela vai parar.

Algo que muitos não analisam antes de compartilhar algo nesses momentos é: esses familiares também têm o Whatsapp. Nesta semana, uma mulher descobriu que a sua familiar estava praticamente morta por um vídeo de What­sapp. Você já imaginou a dor e o desespero em ver aquela cena pela tela do celular? Saiba que se você repassou, em parte você é responsável por isso também.

Mas onde entra a frase do brilhante francês Saint-Exu­péry? Exatamente em três grandes lições passadas pela sua obra. Hoje o mundo anda na base da competitividade, das aparências, sem perceber que “o essencial é invisível aos olhos”. A competitividade também está em querer mostrar primeiro, e “vai por mim”, não adianta querer falar primeiro e falar errado, ou de uma forma que vá machucar alguém. Pense no seu próximo.

Antes de cobrar uma postura de alguém, lembre-se de como você age frente a essa situação. Você repassa também? Procure apagar esse tipo de imagem e vídeo do seu celular e não repassá-las. Não existe necessidade. A última é pensar naquelas pessoas que estão ali, tendo uma situação constran­gedora, desesperadora exposta. Não é a primeira vez que fala­mos isso, mas a empatia é a chave que move a vida.

Tenha em mente que você é eternamente responsável por tudo aquilo que você mesmo guarda ou decide espalhar.