Sabado às 20 de Abril de 2024 às 10:07:53
EM CAMPO LARGO  | 23º
Opinião

Ser mãe é maior que as leis da natureza

Ser mãe é maior que as leis da natureza

Essa frase de título é da autora norte-americana Barbara Kingsolver, mas vem de encontro com tudo o que pensamos sobre a mãe. Não quer dizer que ela mãe é capaz que mudar as leis da natureza, mas ela prova ao ver seu filhote em risco que pouca coisa pode detê-la ou impedi-la.

Mãe (aqui nos referimos à todas aquelas que exercem a Maternidade) é um ser divino, que carrega uma força sem igual. Há dúvidas que a mãe tem super-poderes? Para começar, ela é capaz de desenvolver um, dois... nove seres completos dentro dela e produz um leite que é mais eficaz que qualquer suplemento alimentar. Consegue a façanha de sentir quando o filho está com fome, dor, frio, manhoso sem que ele emita nenhuma palavra.

E preparam comidas que são verdadeiros manjares. Esse poder é duplicado quando se torna avó, por exemplo. Tem um amor tão grande capaz de amar filhos que nem mesmo saíram de dentro dela. Ela prevê mudanças de tempo, cura machucados e feridas – seja no corpo físico ou aqueles lá da alma que já enfrentamos na fase adulta -, tem o poder de consolo, de desatar nós de problemas até então sem solução, de reconhecer quando aquela amizade ou amor não fará bem para você.

A mãe vai ainda mais além para proteger os filhos do mundo. Ela é capaz de criar forças para realmente lutar por seus filhos, que muitas vezes já são adultos, mas precisam dela. Ela luta contra as injustiças cometidas com seus filhos, para conseguir o pão de cada dia, um atendimento médico ou vaga em uma escola – ainda que precise enfrentar a madrugada na fila de espera -, luta por medicamentos, tratamentos, por justiça ou por inocência.

Ela visita em casa depois que seus filhos decidem sair da “barra da sua saia”, cuida quando adoece em casa ou no hospital, vai até ao presídio se for preciso. Recentemente o mundo ficou até “chocado” ao ver uma mãe mudando de asilo para cuidar do seu filho, que também já estava na terceira idade.

Ela ajuda sem pensar. Se faltar para ela tudo bem, mas o filho precisa estar bem alimentado, bem arrumado, bem penteado e bem educado, tudo isso “é para o seu bem”. Poderia ser somente história da ficção, mas muitas mulheres também tiveram seus filhos tirados de seus braços e não puderam vê-los crescer. Somente a sensação de imaginar o desaparecimento de um filho já é capaz de deixar qualquer mãe com o coração aflito.

Falando em tragédias, o que falar sobre os casos em que há ordem inversa da vida? Quanta força carrega uma mãe que perdeu seu filho? Que os viram partir ou que não puderam dar o último abraço nele? Força para continuar vivendo a cada dia, lutando e sorrindo, sem enlouquecer. Cicatrizes essas que só Deus pode enxergar e amenizar.

Quanta coisa uma mulher que se torna mãe é capaz de fazer pelos seus filhos. Todas elas adquirem esse conjunto de super-poderes tão inacreditável, mas ainda assim continuam a serem únicas. Não adianta, podem existir milhões de mães no mundo, mas o melhor colo ainda vai ser o da “minha mãe”.