Sabado às 20 de Abril de 2024 às 01:32:23
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Opinião

Semana voltada à Saúde

Semana voltada à Saúde

Campo Largo está tendo uma semana de boas notícias na área de Saúde. Iniciou na segunda-feira (22), com uma mulher grávida de quíntuplos que veio para receber tratamento no Hospital do Rocio. Situação rara no Paraná e pouco comum no País, a fecundação foi natural e - pela complexidade da gestação - Campo Largo é a referência para dar a ela as melhores condições. Ainda não é o momento do parto, por isso deixou o hospital, mas que está pronto para atender a situação. Não são poucos os casos raros que o Rocio atende, de alta complexidade, devido à sua capacidade profissional e estrutura como poucas instituições de Saúde no Brasil têm.
Destaque também na Saúde a médica geriatra Valderez Parolin Teixeira. A assessoria do Palácio Garibaldi divulgou as 11 premiadas e a campo-larguense estava entre elas, representando muito bem a cidade. Reconhecida pelo trabalho na Saúde, foi homenageada pela atuação como mulher e profissional.
Com construção iniciada em 2009, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campo Largo ainda não é realidade. Com muitos entraves, incluindo investigação do Ministério Público Federal, o que poderia ser um grande apoio para a Saúde do Município, entrou em descrédito pela população. Mas nesta semana, com contrato assinado pela Prefeitura Municipal para reforma e ampliação do prédio, espera-se que no início do ano que vem, finalmente, possa ser inaugurada a tão esperada UPA 24 horas, substituindo o Centro Médico. Será possível, então, um aporte mensal do Governo Federal para ajudar nos custos para atender a população, o que pode mudar a realidade da cidade, com contratação de mais profissionais e melhor estrutura de atendimento.
Para finalizar a semana, importante evento neste sábado (29) para todos os campo-larguenses, que terão acesso a orientações relevantes em relação à Saúde no evento Previna-se, da Prefeitura Municipal. Uma das ações será a realização de 500 testes gratuitos disponbilizados pelo Rotary, devido à preocupação do grande número de pessoas que têm Hepatite B e C, mas não são diagnosticadas. As ações fazem parte do Julho Laranja, de combate às hepatites virais.
É a sociedade civil, instituições particulares, profissionais liberais e Poder Público unido, preocupado com a Saúde da população. Campo Largo, sem dúvida, pode e tem muito a melhorar, mas mostra estar preocupada e no caminho certo. Muitas vezes, a valorização só vem quando se observa como estão outros municípios da Região Metropolitana.