Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 11:12:40
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Opinião

Quem tem tanto dinheiro para tantos aumentos?

Aumento da água foi autorizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, aumento do preço da energia elétrica anunciado pela Aneel e também aumento do diesel e do etanol de 15% em comparação ao ano

Quem tem tanto dinheiro para tantos aumentos?

Aumento é a palavra da vez que está preocupando os brasileiros. Aumento da água foi autorizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná, aumento do preço da energia elétrica anunciado pela Aneel e também aumento do diesel e do etanol de 15% em comparação ao ano passado, como se já não bastasse os altos valores das gasoli­nas nas bombas dos postos, que em um trimestre ficou 6% mais caro.

A revisão salarial, com reajuste para várias classes trabalhadoras que acontecem em maio, variou de setor para setor, mas é fácil concluir que nenhum destes aumentos recebidos pelas classes foram expressivos a tal ponto. É neste momento que começam a aparecer a inadimplência, famílias cada vez mais endividadas, que acabam entrando em situações que somente suas necessidades básicas podem ser atendidas.

Em março deste ano, foi divulgado o índice de endividamento e inadimplência, que mostrou que 61,5% das famílias brasileiras possui contas pendentes e que 9,2% não terão dinheiro suficiente para quitá-las. Entre essas famílias que possuem dívidas atrasadas, o tempo médio de quitação foi de 64,9 dias, ou seja, mais de dois meses. Além da cobrança final, ainda existem os juros, que acabam tornando ainda mais difícil a quitação dos valores em aberto. É neste momento que o brasileiro respira fundo e coloca tudo na ponta do lápis e estabelece prioridades. A educação financeira, que não aconteceu quando estava começando a trabalhar, ou antes ainda, na infância, acaba sendo aprendida ‘na marra’, fazendo cortes drásticos, não permitindo-se divertir-se ou poupar um pouco de dinhei­ro para o futuro ou para uma emergência.

Como não é possível pagar no dinheiro vivo, os gastos são feitos via cartão de crédito, que permite parcela­mentos em várias vezes, ou no carnê oferecido pela loja, ou ainda, para compras grandes, o financiamento da casa, do carro... O cartão é o grande vilão, já que é responsável por endividar 78,5% das famílias, mas às vezes é a única alternativa para passar o restante do mês.

É muito imposto para pouco dinheiro, e aqui entram também as empresas privadas, que muitas vezes preci­sam limitar seus investimentos, seja em tecnologia ou em número de pessoal, para conseguir honrar seus compro­missos, tanto com o Governo, como com seus colaboradores, estes que por sua vez fazem o seu melhor, mas ainda assim não conseguem suprir suas despesas mensais.

Os problemas financeiros acabam por dominar as pessoas. Eles consomem diariamente via preocupação e acabam sendo uma das principais causas das ruínas dos casamentos. Aos pouco vão surgindo doenças incapacitan­tes como o estresse, a ansiedade e a depressão e a pessoa se sente perdida. Ou ainda problemas de saúde, como enxaquecas, problemas gastrointestinais, quedas de imunidade e acabam lotando os atendimentos hospitalares.

Não podemos também nos fazer de desentendidos e exigir um mundo sem aumentos ou sem reajustes de valores. Porém, é preciso encontrar formas para que o povo não fique cada vez mais doente e dependa cada vez mais do governo, o que no final acaba gerando ainda mais aumentos.