Quinta-feira às 18 de Abril de 2024 às 06:48:45
EM CAMPO LARGO 12º | 23º
Opinião

Quarentena tem sido um grande desafio para a Educação

Crianças cansadas de ficar em casa e pais que já não sabem o que fazer para entretê-las são cenários que encontramos com muita frequência em Campo Largo ou qualquer outra cidade do mundo.

Quarentena tem sido um grande desafio para a Educação

Crianças cansadas de ficar em casa e pais que já não sabem o que fazer para entretê-las são cenários que encontramos com muita frequência em Campo Largo ou qualquer outra cidade do mundo que também esteja com aulas suspensas e praticando o isolamento social. Ao que tudo indica isso ainda vai levar um tempo para passar, mesmo após seis meses de pandemia.

Embora já tenhamos falado sobre a importância da reaproximação de pais e filhos nessa época de quarentena, é preciso dizer que esse é um período que elas precisam de muito suporte emocional e também de aprendizagem. Cabe aos pais oferecerem todos esses cuidados, além de todo o amor e carinho que já davam para elas. Mas a situação tem sido um grande desafio para conseguir conciliar todas as atividades profissionais, familiares e pessoais.

Alguns pais têm comentado que preferem que seus filhos reprovem a não aprender direito via ensino remoto, pois já consideram o ano como perdido. Porém, essa pode ser uma penalidade injusta e que trará marcas por toda a vida da criança. Profissionais da área acreditam que é necessário uma dedicação e esforço maior dos pais neste momento, realizando as atividades propostas pela escola - quem sabe até incrementando, com pesquisas, leituras, vídeos e filmes sobre o assunto - do que poderem sofrer uma consequência que será lembrada ano após ano trazendo maior dificuldade de aprendizado.

São inúmeras as possibilidades neste momento de isolamento social para que as crianças adquiram conhecimentos, sejam eles científicos ou empíricos – estes por meio das atividades domésticas e da culinária, por exemplo, que de quebra reservarão muitas memórias boas nas lembranças delas. A verdade é que assim como nos negócios, para lidar com os filhos em casa também é preciso ser criativo e consistente nas ações.

Existe a sobrecarga, o estresse do confinamento para alguns, o excesso de trabalho para outros, mas não é momento de deixar essa situação passar por cima do que acredita ser certo. A escritora norte-americana Ellen G. White dizia que o valor do amor está vinculado à soma dos sacrifícios que estás disposto a fazer por ele. Ainda que demore a acontecer, um dia seu filho irá agradecer por tudo o que você faz por ele. São tantos sacrifícios diários, mas é preciso ver que esse é um dos mais importantes, que está formando novos cidadãos. Esse amor misturado à gratidão são os mais valiosos que podemos receber.