Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 04:59:26
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Opinião

Planejamento voltado ao desenvolvimento econômico

O Paraná está entre os estados mais competitivos do Brasil e de acordo com recente ranking de competitividade da revista britânica fDi, do Financial Times, está em 15º lugar, uma boa colocação, mas que p

Planejamento voltado ao desenvolvimento econômico

O Paraná está entre os estados mais competitivos do Brasil e de acordo com recente ranking de competitividade da revista britânica fDi, do Financial Times - mais importante jornal eco­nômico e financeiro do mundo -, que colocou São Paulo como melhor estado da América Latina para investimento, o Paraná está em 15º lugar nesse ranking, uma boa colocação, mas que pode ser melhorada com políticas públicas.

Por isso, os eleitores devem acompanhar as propostas dos candidatos a nível estadual e federal e analisar ponto a ponto, sendo crítico na forma de trabalho de cada um e de como que­rem trilhar nosso caminho nos próximos anos. A nível munici­pal, nessa semana tivemos uma importante notícia, a de que a Prefeitura assinou contrato com a Agência Paraná de Desen­volvimento para iniciar no município o Programa Municipal de Atração de Investimentos - PMAI.

A Agência possui ampla experiência e é responsável em avaliar empresas que querem investir no Estado. Com isso, o Município estará muito bem assistido na criação de um plano para desenvolvimento local, com apoio também da Acicla e Co­mude, pois a sociedade civil organizada será ouvida, o Campo Largo 2030 será também utilizado como base. Com estudos lo­cais aliado à visão da Agência e das necessidades para se de­senvolver, Campo Largo se tornará um município mais atrativo.

Investimentos como esses são essenciais para o desen­volvimento não só econômico, mas em diversos setores da nossa cidade. Porque a vinda de empresas e o planejamento estratégico de crescimento da cidade estimula a contribuição, a geração de empregos, a organização para conseguir recursos estaduais e federais e a cidade passa a se desenvolver de for­ma equilibrada, com mais possibilidade para investimento em Saúde, Educação, Infraestrutura...

O PMAI irá traçar um diagnóstico amplo da cidade, com suas cadeias produtivas e vocação, como também dará um pla­no de prospecção efetivo, com promoção do desenvolvimento econômico. Nos Planos de Governo dos três candidatos à fren­te na pesquisa na disputa ao Governo do Estado, o desenvolvi­mento econômico é uma importante preocupação.

Ratinho Junior afirma que, se eleito, promoverá o equilíbrio fiscal e reduzirá a burocracia e a complexidade dos processos que envolvem o recolhimento e a fiscalização dos tributos. Quer a simplificação dos processos e da legislação do ICMS, e traçar como prioridade a integração entre governo, empresas, insti­tuições científicas, tecnológicas e de inovação, agências de fo­mento e organizações da sociedade civil.

Cida Borghetti quer, se eleita, promover parcerias para o desenvolvimento da indústria 4.0, da economia criativa e da in­dústria do conhecimento, fomentando o empreendedorismo em áreas de inovação, da cultura, do turismo e da agroindústria. Quer resolver gargalos que impedem expansão do estado.

Para João Arruda, é preciso explorar todas as potencialida­des econômicas do Paraná. Incluiu o compromisso da presteza, criatividade e eficiência na busca de alternativas que impulsionem o desenvolvimento estadual e gere empregos e salários. A política fiscal não terá como foco a arrecadação, mas vai ser um instrumen­to para estimular o desenvolvimento econômico e social.