Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 04:37:31
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Opinião

Ministério da Saúde adia 2ª etapa da vacinação

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (13) o adiamento da segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra Poliomielite.

Ministério da Saúde adia 2ª etapa da vacinação

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (13) o adiamento da segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra Poliomielite. Prevista para ocorrer no dia 22 de agosto, a vacinação foi prorrogada para o dia 19 de setembro para evitar uma sobrecarga nos serviços de saúde devido à gripe Suína, a gripe A (H1N1).

A meta do governo é imunizar 14,7 milhões de crianças no país nesta segunda etapa da campanha, o que representa 95% das crianças menores de cinco anos. Na primeira etapa, realizada no dia 20 de junho, 95,7% do público alvo foi atingido. A vacinação ocorre em 115 mil postos de vacinação espalhados pelo Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de adiar a segunda etapa da campanha também atende a um pedido das secretarias de Saúde dos Estados mais afetados pelo vírus. Até esta quarta-feira, o Brasil registrava 276 mortes em decorrência da gripe, segundo dados da pasta e das secretarias estaduais.

A estimativa do Ministério da Saúde é que os casos de gripe Suína diminuam até a data da vacinação, devido ao fim do inverno. Segundo a pasta, o adiamento da data da campanha não oferece risco às crianças em relação a Poliomielite.

A recomendação da pasta é que crianças que tenham de tomar a dose de reforço da vacina também aguardem até o dia 19 de setembro. Já as que precisam tomar a dose de rotina da vacina devem procurar os postos de saúde na data indicada no cartão de vacinação.

Vacina

A vacina contra a Paralisia Infantil é oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) gratuitamente durante todo o ano nos postos de saúde. Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Menores de cinco anos devem ser imunizados duas vezes ao ano.

Causada pelo poliovírus selvagem, a Poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, dor de cabeça e pode causar paralisia.