Quinta-feira às 18 de Abril de 2024 às 04:35:37
EM CAMPO LARGO 12º | 23º
Opinião

Mais de 8 milhões moram em áreas de risco

Mais de 8 milhões moram em áreas de risco

É alarmante o número de brasileiros que moram em áreas de risco. O IBGE divulgou que 8,27 milhões de brasileiros vivem nessa situação em 872 municípios do país, com uma média de três a quatro pessoas por residência. Foi a primeira vez que essa pesquisa foi realizada e com o objetivo de estimular políticas pú­blicas para evitar tragédias decorrentes de desastres naturais, pensando primeiramente na preservação da vida.

Em Campo Largo essa também é uma realidade. Até mes­mo em região central isso acontecia, no Razera, por mais de 30 anos, onde moravam cerca de cem famílias. Houve a necessida­de da intervenção do Poder Público para desocuparem, antes que algo de muito grave acontecesse, já que viviam na beira de barrancos e sem condições básicas.

A partir de novo projeto da Companhia de Habitação do Pa­raná em Campo Largo, serão construídas 416 casas populares na cidade, tirando da área de risco moradores da Vila Tripa, à margem da PR-423, por exemplo. Pessoas nestas condições passarão a morar na região da Lagoa e do bairro Águas Claras, onde também será desenvolvido um conjunto habitacional pela Cohapar. Os moradores têm o benefício de pagar um valor sim­bólico mensal, realmente uma ajuda do Governo para dar condi­ções de vida às pessoas mais carentes.

Na pesquisa, São Paulo registrou 1,52 milhão de pessoas em área de risco, possivelmente porque é um Estado que atrai milhares de pessoas em busca de emprego, as quais se arriscam em busca de uma vida melhor. Mas falta oportunidade e também sem boas perspectivas do lugar de onde vieram, essas pesso­as vão se ajeitando como dá. A pesquisa indica que a Região Norte se destacou pela maior concentração de crianças e idosos vivendo em áreas de risco e, o pior, 70,7% da população dessa região não tem acesso a rede de esgoto, gerando outros inúme­ros problemas.

Esse é um dos reflexos da disparidade em que vivemos. Enquanto bilhões de reais são tirados do povo com tamanha roubalheira, muitas famílias não têm para comer durante o mês sequer o valor gasto em um único jantar de muitos políticos. É lamentável a realidade brasileira, onde milhões de pessoas não têm condições mínimas de vida, em um país que poderia ser tão rico por sua diversidade de produção e por ter um povo tão trabalhador.