Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 05:28:21
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Opinião

Inovação e tecnologia são peças chave para o sucesso hoje

Inovação e tecnologia são peças chave para o sucesso hoje

Basta dar uma volta em qualquer quarteirão no Centro. Quantas pessoas com celulares na mão, fones de ouvido - que tocam músicas ou falam o caminho a seguir por meio do GPS - você encontra? Várias... Já não é possível fugir, a tecnologia tomou conta dos dias de hoje e tende a fazer mais e mais coisas para facilitar as nossas vidas.

O que nos resta então? Adequar, inovar e construir ferramentas que busquem agilizar a vida dos usuários de forma tão eficaz que os faça pensar: “como eu nunca tive essa ideia? Como vivia sem isso?”.

Hoje temos o mundo na palma das nossas mãos. Não precisa mais ir ao banco para fazer pagamentos, transferências bancárias, consultar dinheiro e realizar empréstimos. Podemos falar com qualquer pessoa, inclusive por meio de vídeo, independente de onde ela está. Nossos carros conversam com a gente, indicam caminhos e até manobram em vagas apertadas.

É difícil pensar fora da caixa, mas não é impossível. Hoje, com as startups o que você precisa é de uma boa ideia, execução de um projeto e alguém que consiga um valor para ajudar a financiar. É fato que será preciso muito trabalho, empenho, foco, aprimoramento, pesquisa de mercado, pesquisa de adesão, persistência e resistência, visto a competição que o aguarda lá fora. Mas para alguém que sonha em ser um empreendedor, os desafios servem para lapidar ideias a fim de transformá-las em valiosos diamantes.

Aos jovens cabe a ousadia, a vontade de arriscar. Aos mais experientes cabe transformar as dificuldades em oportunidades e abrir espaço para um novo mundo de possibilidades. Nada é impossível para alguém que tem em mente seus objetivos.

Temos vários exemplos inspiradores de empreendedores na cidade que conquistaram seu espaço. Hendrik Machado é o mais novo exemplo. Temos exemplos de empresas que tornaram da tecnologia uma aliada e facilitaram a vida de seus clientes, oferecendo até mesmo compras pela internet. Tudo vai do poder de imaginar e fazer ser concreto.

O Paraná hoje está na quarta posição no ranking em número de startups no país, com 193 negócios efetivos, e Curitiba está em quinta posição no ranking geral das cidades brasileiras. Os Web App representam 226 empreendimentos, liderando a lista geral, dados divulgados pela Associação Brasileira de Startups.

A crise econômica não é desculpa para a falta de inovação, mas sim um meio de recuperação. O povo brasileiro sempre foi reconhecido pela sua capacidade de se reinventar.

O brasileiro já inventou o walkman, a máquina de escrever, coração artificial, avião, balão a ar, câmbio automático, relógio de pulso, identificador de chamada, soro antiofídico, escova progressiva e tantas outras coisas. Qual a sua desculpa para não se aventurar em um mundo de descobertas?