Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 07:10:33
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Opinião

Falta de discussão de nossos representantes é preocupante

Falta de discussão de nossos representantes é preocupante

Seja a nível Municipal, Estadual ou Federal, somos representadas por políticos que, muitas vezes, na verdade não nos representam. Representam a si mesmos, a seus interesses ou necessidades de seus partidos e grupos políticos, o que dá mais voto ou qualquer outro benefício.

São gastos milhões e milhões todo mês para manter esta estrutura política no Brasil, até com muitos benefícios principalmente na esfera estadual e federal e com recursos que vão muito além do salário que recebem. Gastos que não vemos sequer cogitarem reduzir, porque é sempre mais fácil enfiar goela abaixo dos brasileiros aumento de impostos ou, ainda, fazer com que trabalhem mais para contribuírem, porque senão a conta não fecha, claro!

É lamentável assistir uma Sessão Legislativa e observar quanta coisa é aprovada sem discussão dos interessados, sem análise aprofundada do que está em pauta. Será que os próprios políticos não entendem a real importância que eles têm na construção de um País melhor? A votação de uma Lei ou de uma emenda afeta diretamente a vida da população e precisam ser analisados todos os pontos de impacto, os positivos e negativos. Mas, muitas vezes, se não é de interesse de determinado político, muitas vezes nem entra no mérito da questão, aprova para ficar mais fácil e pronto. Se questionados após uma Sessão, não saberão explicar boa parte do que foi aprovado.

Afinal os políticos são pagos por nós para se dedicarem a isso, devem ir a fundo nos assuntos. Até mesmo porque têm assessores para isso também, que não devem deixar passar nada que possa impactar negativamente, ou, que se for desagradar um lado, que tenha argumentos bem justificáveis para tal.

Quantas questões poderiam ser evitadas se a política realmente fosse levada a sério da forma que deveria ser. Dependemos da política, mas só falar estava palavra e parece que já virou um termo pejorativo. Não deveria ser assim, mas estamos desacreditados. Aí vira literalmente, uma palhaçada; vota, volta atrás, vota de novo, muda a Lei, vota, suspende, altera... Não existe planejamento, estudo. Até quando?

Essa é uma situação insustentável, que vem afetando o país cada segundo mais. Basta vermos a situação que está a nossa saúde, educação, segurança pública. Nos tornamos reféns dos nossos próprios votos, o “pagamento de resgate” são nossos próprios votos na próxima eleição.

É verdade que da mesma forma que falta a competência das discussões dos nossos governantes, também falta a nossa presença, cobrando e fazendo valer nossa opinião frente às decisões políticas. Não há desculpas para que a vida pública não seja acompanhada de perto pelos cidadãos. Há sites de notícias oficiais das casas públicas de administração, emissoras de televisão oficiais do Senado e Câmara dos Deputados, que apresentam em tempo real o que está sendo votado, a própria Voz do Brasil, no rádio, que é ignorado por muitos. Vale lembrar que os políticos são o reflexo do seu povo.